sábado, 1 de novembro de 2008

As 10 frases mais famosas do cinema


Foi feito uma pesquisa em um site inglês entre os internautas elegendo algumas frases famosas do cinema. Gostei das escolhas, mas sempre fica fora aquela que marca a vida da gente. Claro, que se essa pesquisa fosse feita aqui apareceriam algumas do nosso cinema nacional, como em O Auto da Compadecida: __ Não sei, só sei que foi assim, dito por Chicó. Ou em Cidade de Deus algumas pérolas, que nem é bom comentar aqui. Também em Tropa de Elite, há algumas que marcaram, mas todas no viés da violência, por isso prefiro não citar as frases nacionais. Sei que é complicado fazer uma lista destas porque cada um tem uma lista própria. Mas este é o ponto legal neste tipo de post, pois todos têm como dizer sua opinião nos comentários podendo melhorar muito este post.

10- Bem, ninguém é perfeito (Quanto Mais Quente Melhor).

9-Elementar, meu caro Watson (As Aventuras de Sherlock Holmes).

8-"Toda a minha vida passou diante dos meus olhos. Foi muito chato" (galinha de A fuga das galinhas).

7-"Shrek, se você vir um túnel fique longe da luz!" (Burro, Shrek).

6-"Eu amo o cheiro de napalm pela manhã". (Apocalipse Now)

5-"Hasta la vista, baby!" - (Exterminador do futuro).

4-"Meu Nome é Bond, James Bond” (James Bond, Contra o satânico Dr. No).

3-ET Telefone Minha casa. (ET)

2-Toque, Sam. Toque "As time goes by". (Casa Blanca).

1-"Francamente, minha querida, não estou nem aí". ( Rhett Butler para Scarlett O'Hara (Vivian Leigh ) em E oVento Levou.
E se você quiser ver a lista completa das 100 frases escolhidas pelo site inglês, é só clicar no link abaixo:

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Vincent


O primeiro trabalho em stop-motion de Tim Burton. Conta a história de Vincent Malloy, um garoto de 7 anos que quer ser como Vincent Price. A narração é do próprio Price. Legendas em português. Vale a pena ver.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Há uma literatura negra brasileira e, se houver, o que a caracteriza?



O negro está fora da Ordem

Em nós, até a cor é um defeito.
Um imperdoável mal de nascença,
o estigma de um crime.
Mas nossos críticos se esquecem
que essa cor é a origem da riqueza
de milhares de ladrões que nos
insultam; que essa cor convencional
da escravidão tão semelhante
à da terra abriga sob a superfície
escura, vulcões, onde arde
o fogo sagrado da liberdade.

Luiz Gama
Quando o assunto a ser trabalhado é literatura-afro, surge necessariamente uma questão que muitos professores não questionam, mas deveriam pensar no assunto. É possível constatar que há escritores negros ou descendentes que têm sua literatura consagrada como “brasileira”, e não filiada à etnia A ou B. O fato de serem etnicamente negros os coloca dentro da classificação sugerida pela lei 10.639? Ou se não enunciam como escritores negros, isso os exclui?
É de consenso geral considerar Machado de Assis, Lima Barreto, Castro Alves, Solano Trindade e outros no mesmo nível como escritores integrantes da cultura dos afro-descendentes brasileiros. A visão estética dos afro-descendentes na maioria das vezes, parte de um enunciador que está “fora” da perspectiva do enunciado. A distorção ou banimento de uma visão artística dos meios oficiais de ensino vai além da mera adequação ou não aos cânones consagrados: é uma imposição da classe dominante. Assim, descortina-se porque há a marginalidade intelectual e material de uma tendência estética que se mostra tão múltipla quanto é apresentada nos textos de Cruz e Souza, Luiz Gama, Solano Trindade, Lima Barreto, e outros ainda desconhecidos do grande público. A vivência não é quesito suficiente para formar uma obra, o artista não se constitui apenas por dada experiência, mas pela capacidade de transformá-la em objeto estético. Daí a especificidade do indivíduo que capta, da vida, elementos para construir um todo organizado e acabado na obra. Deve-se lembrar, por exemplo, que a mesma sociedade que vivenciou Castro Alves também nos deu Luiz Gama. Apenas um é citado na maioria esmagadora dos compêndios sobre história da literatura brasileira. Frisamos que não se trata simplesmente de comparar estilos diferentes, mas de refletir do porquê apenas um foi consagrado como poeta que combatia a escravidão. Ou porque, entre os modernistas, Solano Trindade não é sequer citado. Por isso, a escola tem papel fundamental na difusão da cultura e história do povo brasileiro na sua múltipla formação. A lei 10.639, no mínimo, expõe que a violência de classe existe também no campo das idéias. Fora isso, apresenta para essa geração de estudantes outras experiências estéticas, históricas e políticas dos afro-descentes brasileiros.

Fonte:
BERND, Zilá – “Introdução à Literatura Negra” – Brasiliense, SP, 1988, p. 20)

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Nietzsche - "A Gaia Ciência"


Vejam a criança rodeada de porcos a grunhir,
Desarmada, encolhendo os dedos dos pés.
Chora, não sabe fazer mais nada senão chorar.
Será alguma vez capaz de ficar de pé e caminhar?
Coragem! E depressa, penso eu,
Poderão ver a criança dançar;
Logo que conseguir manter-se de pé,
Haverão de a ver caminhar de cabeça para baixo.

NIETZSCHE, F. A Gaia Ciência. São Paulo: Rideel, 2005.
Podemos depreender deste poema, que a figura dos porcos seria transposta a todos os tipos de repressores (pais, professores, avós, a sociedade em geral), que reprimem a criança, distorcendo-lhe a personalidade. Fazendo dessas crianças um adulto tímido, medroso, fracassado. Mas se em algum momento esta criança consegue se libertar do opressor, não só conquistará seu espaço, como será o protagonista de sua vida. Onde se diz: "Haverão de a ver caminhar de cabeça para baixo",pode se entender que, quando ela se libertar da bitolagem imposta pela sociedade e, descobrir o mundo com sua vivência, conseguirá então, superar todas as expectativas, vindas da superação do fracasso.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

UMA PEDRA NO MEIO DO CAMINHO


O poema mais polêmico do Brasil completou 80 anos, em julho deste ano. No meio do caminho, de Carlos Drummond de Andrade. Em 1967, quando o poema completaria 40 anos, o autor lançou uma biografia do poema, intitulado: “Uma pedra no meio do caminho – biografia de um poema”, com pouca tiragem. Hoje, este livro é encontrado somente em sebos e, a partir de hoje, aqui.O Tribo da leitura presta uma homenagem a este grande poeta e a este poema-enigma, que tanto furor causou na imprensa, desde que foi publicado, pela primeira vez, na Revista de Antropofagia, no auge do modernismo brasileiro.

sábado, 25 de outubro de 2008

Sites ótimos para pesquisa


Este post é uma contribuição do professor João Carlos Ruiz.

Segundo a “Revista Caça Palavras” nº. 145, de publicação da Ediouro. Publicações de Lazer e Cultura Ltda., no Rio de Janeiro, os sites abaixo são fontes confiáveis para qualquer tipo de pesquisa:
1-Fundação Biblioteca Nacional – Documentos raros http://www.bn.br/portal/

2-Domínio Público: Textos de clássicos brasileiros e portugueses.


3-Project Gutenberg- Cerca de 3 milhões de livros electrônicos descarregados por mês.


4-IEB - USP- O IEB disponibiliza on-line um conjunto de livros, instrumentos de pesquisa, documentos, bem como a íntegra da Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (números 1 a 42). O material é resultado de pesquisas e projetos de digitalização realizados no Instituto e pode ser acessado através de mecanismos de busca desenvolvidos especialmente para cada conteúdo.


5-Pesquisa de livros Go0gle- 3,5 milhões de livros digitalizados, sendo que a maior parte deles não pode ser baixada integralmente.


6-O Portal Brasileiro da Informação científica -CAPES - 11 mil títulos de publicações científicas nacionais e internacionais.


7-Ampla coleção de poemas, inclusive a obra completa de Shakespeare.


8- Gallica - 90 mil títulos disponíveis e várias imagens.


9-World Public Library - 500 mil livros on-line.


Façam bom uso!

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

ARIANO SUASSUNA - O AUTO DA COMPADECIDA -


O texto propõe-se como um auto, sendo considerado uma modalidade do teatro medieval, cujo tema é basicamente religioso. A primeira intenção do texto está em moldá-lo dentro de um enquadramento do teatro medieval português. O texto propõe-se como resultado de uma pesquisa sobre a tradição oral dos romanceiros e narrativa nordestinas, fixados ou não em termos de literatura de cordel. Propõe, portanto, um enfoque regionalista.
O texto do Auto da Compadecida se insere nas preocupações gerais desse estilo de época, deflagrado a partir de 1922, com a Semana de Arte Moderna, em São Paulo. Um modelo característico dessa síntese se encontra em Macunaíma, de Mário de Andrade, de 1927, e em Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa (1956), entre outros.

A ESTRUTURA
A - Personagens. A peça apresenta quinze personagens de cena e uma personagem de ligação e comando do espetáculo.
PRINCIPAL: João Grilo
OUTRAS: Chicó, Padre João, Sacristão, Padeiro, Mulher do Padeiro, Bispo, Cangaceiro, o Encourado, Manuel, A Compadecida, Antônio Morais, Frade, Severino do Aracaju, Demônio.
LIGAÇÃO: Palhaço
As personagens são colocadas em primeiro lugar na análise da estrutura da peça porque elas assumem uma posição simbólica, e é desse simbolismo que deriva a importância do texto.
· João Grilo é a personagem principal porque atua como criador de todas as situações da peça.· As demais personagens compõem o quadro de cada situação.
· O Palhaço, representando o Autor, liga o circo à representação do Auto da Compadecida.
JOÃO GRILO. A dimensão de sua importância surge logo no início da peça quando as personagens são apresentadas ao público pelo Palhaço. Apenas duas personagens se dirigem ao público. Uma, a chamado do Palhaço, a atriz que vai representar a Compadecida, e João Grilo.
"PALHAÇO: Auto da Compadecia! Umas história altamente moral e um apelo à misericórdia.JOÃO GRILO: Ele diz "à misericórdia", porque sabe que, se fôssemos julgados pela justiça, toda a nação seria condenada" (p.24).
SITUAÇÃO/ PERSONAGENS/ CONTEÚDO DA SITUAÇÃO
PALHAÇO: "Ao escrever esta peça, onde combate o mundanismo, praga de sua igreja, o autor quis ser representado por um palhaço, para indicar que sabe, mais do que ninguém, que sua lama é um velho catre, cheio de insensatez e de solércia. Ele não tinha o direito de tocar nesse tema, mas ousou fazê-lo, baseado no espírito popular de sua gente, porque acredita que esse povo sofre, é um povo e tem direito a certas intimidades" (p.23-24).
"Espero que todos os presente aproveitem os ensinamentos desta peça e reformem suas vidas, se bem que eu tenho certeza de que todos os que estão aqui são uns verdadeiros santos, praticantes da virtude, do amor a Deus e ao próximo, sem maldade, sem mesquinhez, incapazes de julgar e de falar mal dos outros, generosos, sem avareza, ótimos patrões, excelentes empregados, sóbrios, castos e pacientes" (p.137).A intenção moral, ou moralidade da peça, fica muito clara, desde que se torne claro, também, que essa intenção vincula-se a uma linha de pensamento religioso, e da Igreja Católica.

NOTA: Adaptado da análise do livro Vestibular-76 (1976), da Editora O Lutador-MG, edição dirigida aos exames vestibulares da UFMG.
O Filme:
Título Original: O Auto da Compadecida
Matheus Nachtergaele interpreta João Grilo, o nordestino sabido, que luta pelo pão de cada dia, e atravessa vários episódios enganando a todos, ao lado de Chicó (Selton Mello), seu companheiro de estrada. Descritos como personagens picarescos pelo diretor Guel Arraes, João Grilo e Chicó são os protagonistas desta história.

Cena do Chicó dando uma de Valentão

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Os estereótipos e o imaginário popular sobre História.

Em uma época onde a leitura é superada por tecnologias como a tv e a computação, o cinema dissemina os referenciais populares sobre História com muito mais rapidez e eficácia que qualquer historiador. Isso reflete diretamente no ensino, visto a grande utilização do recurso por parte dos professores. Desta maneira, conseguir analisar produções cinematográficas, desconstituir seus estereótipos e criar um referencial crítico nos estudantes é uma meta importante para qualquer educador. Por estereótipo se entende as representações de uma realidade social ou histórica, tomadas como verdadeiras, mas que constituem quase sempre em fantasias ou produtos da imaginação. Alguns estereótipos são produtos eruditos (como o famoso capacete de chifre dos guerreiros Vikings, criado no século XIX), que foram popularizados pelas artes plásticas. É um campo novo, e está aberto para investigações, com imensas possibilidades de temas e pesquisas. Assim como o desfecho fílmico muitas vezes foi representado por “FIM” (The End”), acredito que ainda haja muito que se pesquisar a respeito.
FILMOGRAFIA – estereótipos em filmes históricos
1. Estereótipos na História do Brasil

- Xica da Silva (1980)
- Quilombo (1979)
- Os inconfidentes (1971)
- Anchieta (1978)
- O Guarani (1955)
- Ganga-Zumba (1988)
- Carlota Joaquina (1994)
- Independência ou morte! (1971)
- Guerra dos pelados (1975)
- O cangaceiro (1956)
- Memórias do cárcere (1984)
- Aleluia Gretchen! (1976)

2. Estereótipos sobre os bárbaros (Vikings, Celtas e Germanos)

- Kull, o conquistador (1992)
- Espírito guerreiro 2 (1994)
- A rainha da idade do bronze (2003)
- Átila o huno (2000)
- Highlander (1985)
- A lenda de um guerreiro (2001)
- Sangue bárbaro (1955)
- O Viking (1978)
- As brumas de Avalon (2001)
- Príncipe Valente (1954)
- Erik, o Viking (1989)

3. Estereótipos sobre História Antiga

- O egípcio (1954)
- A múmia (2000)
- Quo Vadis? (1955)
- Escorpião rei (2002)
- Asterix e Obelix contra César (1954)
- O vale dos reis (1954)

4. Estereótipos sobre Idade Média

- Merlin (1998)
- Lancelot, o primeiro cavaleiro (1995)
- Conquista sangrenta (1984)
- El Cid (1956)
- Coração de cavaleiro (2002)
- O monge (1990)
- Loucuras na Idade Média

5. Estereótipos sobre conflitos modernos

- Fomos heróis (2003)
- Midway (1958)
- Pearl Harbor (2001)
- Coragem e glória (1998)
- Esperança e glória (1971)
- Rambo II (1995)

6. Estereótipos sobre a Amazônia brasileira e peruana

- Amazon, fúria selvagem (1999)
- Meu filho das selvas (1996)
- O segredo dos incas (1956)
- Manhunt in the jungle (1958)
- Anaconda (1998)

Fonte:http://www.anpuh.uepg.br/historia-hoje/vol2n5/johnni.htm

sábado, 18 de outubro de 2008

Voando sobre Paris


Estive no Blogsuitblog e gostei desta página que ele sugere em seu blog. Não pude deixar de postar aqui a hiper foto de Paris. Quando escolher algum lugar interessante clique no lugar que a imagem se ampliará. Achei muito legal. Assim que entrar na página, dê "zoom" clicando no botão direito do mouse".
clique aqui para viajar sobre Paris.
Se quiser ver a galeria de hiper fotos de outros lugares e de outros fotógrafos clique aqui.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Conheçam os 10 melhores blogs

Para completar, algumas considerações.
1- Não foi considerado sites que fazem um post por mês como blogs. Muito menos se esse post for daqueles com zero de relevância e interesse de leitura.
2- Para fazer o ranking, foi levado em consideração o sucesso do blog de acordo com a vivência e experiência da blogosfera. Foi considerado o PÚBLICO, não os blogueiros.

1- kibeloco -
http://www.kibeloco.com.br/
2-Sedentário e Hiperativo-
http://www.sedentario.org/
3-Jacaré Banguela-
http://www.omedi.net/
6-Papo de Homem-
http://www.chongas.com.br/
8-Te dou um Dado -
http://www.brainstorm9.com.br/
10- Pensar Enlouquece -