segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Livros: presentes perfeitos



Livros são presentes inteligentes, interessantes, e que acrescentam algo para quem o ganha. Eles têm o poder de mudar as pessoas e de enriquecer o conhecimento.
Lembro-me que em um dos meus aniversários meu pai chegou em casa com um presente para mim. Quando eu o abri, era um dos seus livros prediletos e que estava com ele já há uns 20 anos. Uma edição raríssima de " O crime e Castigo" de Fiódor Dostoiésvsky. Demorei um ano para lê-lo, mas foi o livro que mais me impressionou, porque Dostoievski está, a meu juízo, alguns degraus acima do que se produziu no século XIX. Se não leram ainda, leiam um dia este romance e juntamente com o personagem Raskolnikov, cometam um homicídio (de fato, dois) por razões até muito "justas". E percorram o calvário que conduz ao arrependimento e, infelizmente no caso do romance, à redenção. Posso afirmar até que: quem ler este livro nunca se tornará um criminoso.
Este ano já presenteei várias vezes meus familiares com livros. Não vou dizer que livros como presente agrade a todos, mas aqui em casa a febre é geral. Começou no aniversário da minha caçula em julho: pediu a avó  materna o livro "crepúsculo" e a tia  o " Lua Nova". Agora, na sua primeira comunhão comprei-lhe o clássico infantil "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry em uma versão em pop-up, com ilustrações que "saltam" do papel.

A minha filha mais velha também pediu livros como presente na aprovação da OAB. E eu estava namorando a nova edição de luxo para colecionadores da obra "Alice no País das Maravilhas", obra-prima de Lewis Carrol e acabei ganhando-o da minha filha de presente de aniversário.
Conheça a edição especial de " O Pequeno Príncipe", assistindo o vídeo:


E você? Que livros dará ou daria de natal? Deixe suas dicas nos comentários.
" Bendito quem semeia livros, Livros à mancheia, E manda o povo pensar! O livro caindo n'alma, É germe que faz palma, É chuva que faz o mar!”
Castro alves