sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Homenagem ao dia das crianças


Tenho uma relação de amor com todos os livros que eu li, todos eles me marcaram e são importantes até hoje para o que eu sou, para minhas ideias e para a minha formação, por isso pensei neste tema para fazer esta homenagem ao dia das crianças.

Vi uma enquete no site " O livreiro" com a pergunta: Qual o livro que mais marcou sua infância? Achei muito interessante e fiquei pensando qual seria o meu. Lembro-me que as histórias de Monteiro Lobato marcaram muito, mas se for analisar bem, existe uma coleção que foi a primeiríssima que eu li. E foi comprada pelo meu pai justamente porque eu já estava alfabetizada.

O nome dela era "Amigos da Infância".Continha todos os contos de fada famosos e alguns que só vi lá, em mais de 10 volumes coloridos. São aproximadamente 100 contos e fábulas, mas o que mais me marcaram foram:
A GATA BORRALHEIRA
A PRINCESA PERDIDA
PELE DE BURRO
O LEÃO DOENTE (FÁBULA DE LA FONTAINE)
OS BOLINHOS DA FEITICEIRA
O CAMINHO DO CÉU
O HOMEM QUE ENGANOU O DIABO
O LOBO E A LEBRE
OS 7 GIGANTES
O HOMEM COM PELE DE URSO
A PRINCESA ENJEITADA
A TRÊS FADAS
O GATO DE BOTAS
É lastimável que os pais , atualmente, não lembrem de presentear os filhos com livros. Para os meus três filhos sempre faço questão de presenteá-los com livros. E o primeiro sempre é O Menino Maluquinho, do Ziraldo e eles adoram e sentem muitos ciúmes se alguém manuseia-os com medo que estraguem.
Leitura está longe de ser um hábito no Brasil. Veja a reportagem do jornal FUTURA



Mas e você:Qual foi o livro mais marcante da sua infância?