quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Casamento da dona baratinha (a versão de João de Barro!)


Sempre contei histórias infantis para os meus filhos. Mas hoje, a minha mais nova tem 12 anos e começou a se interessar por histórias desde os 2 anos. Antes de dormir, contava-lhe histórias que ouvia ou lia quando criança e outras inventadas por mim, e justamente as inventadas que ela mais gostava. Depois comecei a ler histórias o que despertava nela muita curiosidade e interesse pela leitura. Com isso, ela continua lendo todo tipo de livros e revistas, sozinha, e de vez em quando ainda pede para eu contar-lhe algumas que ela mais gosta. Acho que deve ser pelo fato de que eu na hora de contar faça muitas micagens e utilize várias mudanças na voz (procurando imitar os bichinhos das histórias).
Isto foi, e é muito importante no desenvolvimento de seu vocabulário e da escrita. Ela fala corretamente e com poucos erros ortográficos. Tem dois blogs e está escrevendo um livro, baseado em um sonho, pode?
Engraçado, que ontem, por acaso encontrei a historinha preferida dela. Fazia muito tempo que eu tinha lido ou ouvido, não me lembro ao certo. Só sei que quando achei, não via a hora de mostrar-lhe, pois o vídeo tinha a história completa e com uma voz bem do jeito que eu faço quando lhe conto. (Reparem na voz da dona Baratinha). Vale à pena ouvi-la e também pode ser trabalhada até na 5ª série. As crianças vão amar.

Casamento da Dona Baratinha - parte 1

Um dia Dona Baratinha encontrou uma moeda no chão e resolveu se casar. Apareceram muitos pretendentes, o Boi, o Burro, o Cabrito...mas dona baratinha não gostou de nenhum . Até que apareceu o elegante doutor ratão. Este sim era muito delicado e dona baratinha decidiu casar com ele. E preparou a maior festa, tinha até feijoada com toucinho. Mas foi ai que aconteceu o grande desastre. O doutor Ratão não resistiu ao cheiro de toucinho e caiu dentro da panela justo no dia do casamento. Não morreu, mas ficou feio e nojento. E acabou o casamento. Muito tempo se passou, mas dona baratinha ainda esta procurando alguém para se casar.


A baratinha, coitada, só pensava em se casar. Queria encontrar um bicho pra poder desencalhar. Mas ela era exigente, nem todo bicho servia. Ela queria saber que barulho ele fazia...
Casamento da Dona Baratinha - parte 2