sábado, 1 de março de 2008

A cena mais memorável de Apocalipse Now

O extraordinário ataque de um esquadrão de helicópteros com a música de Wagner, “As Valquírias”.

Obra-prima de um Coppola profundamente inspirado pelo "O Coração das Trevas", de Joseph Conrad.
Uma pequena visão da loucura e desumanização da guerra. Uma das obras primas do cinema ao som de Wagner. Verdadeira antologia daquilo que o ser humano esconde dentro e é capaz. O Horror e o terror moral sobre os males do imperialismo, como uma história sobre a participação do Americano no Vietnã. Francis Ford Coppola criou um trabalho de arte tão poderoso e que assombra tanto quanto a obra original, melhor de muitos filmes feitos sobre o conflito do Vietnã.
Coppola procurou "criar uma experiência que fizesse o público sentir o que era o Vietnã: a urgência, a loucura, a diversão, o horror, a sensibilidade e o dilema moral da guerra americana mais surreal e obscura". Uma das coisas mais impressionantes é a ausência de efeitos especiais. "Há um realismo que não pode ser duplicado com efeitos digitais e computadores”. Todos os helicópteros eram reais, não eram miniaturas ou desenhos. Todos estavam lá voando e isso transmite uma força real. É um épico turbulento, alucinante e terrificante. E mata-se ao som das Valquírias.
Prêmios: Oscar de Melhor Fotografia e Som.

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo em gênero, número e grau. Uma cena arrebatadora do melhor filme já feito sobre a guerra (qualquer guerra, não só a do Vietnan). Um clássico com a marca de um gênio chamado Francis Ford Coppola.

Miriam disse...

Neste filme, gosto muito desta cena pela música e pelos helicópteros. Mas em Platoon, as cenas sem fundo musical causaram muito estranhamento e parece que o suspense ficou ainda mais intenso.
Acabo ficando na dúvida em qual escolher. E confesso que"Platoon" já faz parte da minha coleção de DVDS, mas ainda pretendo adquirir "Apocalyse Now".