segunda-feira, 6 de abril de 2009

A Outra

Assistindo ao filme "A Outra", me deparei com uma história maravilhosa da qual pouco ouvi falar... Um rei, uma rainha traída, uma irmã amante, uma irmã decapitada, um irmão decapitado por ser acusado de incesto e o mais importante, a ruptura com o catolicismo. Onde eu estava nessa aula?

ANA BOLENA 1507-1536
A segunda mulher de Henrique VIII de Inglaterra e mãe da rainha Isabel I de Inglaterra. O seu casamento com Henrique VIII foi polêmico do ponto de vista político e religioso e resultou na criação da Igreja Anglicana. A ascensão e queda de Ana Bolena, considerada a mais controversa rainha consorte de Inglaterra, inspiraram inúmeras biografias e obras ficcionais.
Esta é a 2ª adaptação do livro de Philippa Gregory. A partir do romance, Peter Morgan, condensa em seu roteiro, muitos anos de história em quase duas horas de filme para conferir vertigem a um vaivém de traições e arrependimento. Duas irmãs são levadas à corte inglesa com o objetivo de conquistar o coração do rei, influenciadas pelo pai, que deseja ascenção social, oferece as filhas para serem amantes do rei HenriqueVIII. Primeiro o rei se interessa por Maria, mas logo a abandona e se envolve com Ana Bolena que o instiga a anular seu atual casamento para torná-la rainha. É interessante notar que a partir do relacionamento do rei com Ana Bolena, nasce a rainha Elizabete. Pena que algumas passagens históricas importantes são apenas citadas, como o fato da filha de Ana e Henrique VIII ter sido Elizabeth – uma das mais reconhecidas monarcas da Inglaterra – e as conseqüências do rompimento do rei com Roma, denotando a falta de compromisso do longa com a História. Fica claro, que "A Outra" não pretende ser um aula de História, mas sim sobre a relação das duas irmãs. Mas, se a idéia for aprender mais sobre os fatos históricos, é melhor ficar com o livro de Philippa Gregory. Tanto livro e filme são baseados em fatos verídicos e baseiam-se a um contexto histórico. O roteiro minucioso de Peter Morgan (A RAINHA), perito nos filmes do gênero, contribui e muito para a imersão no filme do estreante Justin Chadwick.