terça-feira, 24 de março de 2009

A arte imita a vida: sala de aula e o cinema

Alguns bons filmes que passaram pelas grandes telas de cinema provam que a arte imita a vida também quando se refere à relação aluno-professor. Desde os clássicos "Ao Mestre com Carinho" até os mais recentes, como "O Sorriso de Monalisa", a revolução que os mestres causam não só na vida acadêmica do aluno, mas também na vida pessoal, é um tema que rende rolos e rolos de filmes.

Para o cineasta e professor de Comunicação Social da UVA Daniel Mattos, o fato de a atenção do cinema voltar-se para a figura do professor representa um aspecto cultural. "Nós vivemos em uma cultura em que a formação educacional das pessoas foi tendo peso cada vez maior na construção da sociedade. Fora da família, quem tem a responsabilidade da formação é o professor, por isso ele é referência. Hoje, ele ocupa o lugar que há tempos pertencia ao profeta ou ao clérigo.
O professor é um detentor do conhecimento, mas não o retém, está na sala de aula para disseminá-lo, isso torna sua figura muito folclórica", afirma Daniel. Na sua opinião, são tantos os filmes que colocam professores como protagonistas que o fato deixou de ser apenas um argumento cinematográfico para tornar-se um gênero.

E um gênero que é quase garantia de premiações, já que todos os filmes da categoria concorrem a prêmios e muitas vezes vencem. Alguns exemplos são "Sociedade dos Poetas Mortos", vencedor do Oscar de melhor roteiro original e do César (Oscar da França) de Melhor Filme Estrangeiro e "Ser e Ter", vencedor do César de Melhor Edição e eleito Documentário do Ano pelo European Film Awards e pela Sociedade Nacional dos Críticos dos Estados Unidos.
Se até Hollywood estendeu o tapete vermelho para essas produções, nós não podemos deixar de assisti-las. Confira abaixo a lista de filmes que colocam os professores em cena:


Ao Mestre com Carinho (1966)

Sidney Poitier interpreta Mark Thackeray, um engenheiro desempregado que resolve dar aulas em Londres, no bairro operário de East End. Ele enfrenta alunos indisciplinados e desordeiros. Mas Thackeray, acostumado a hostilidades, assume o desafio tratando os alunos como jovens adultos que em breve estarão se sustentando sozinhos.

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Robin Williams interpreta John Keating, um carismático professor de literatura que chega em 1959 à Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, onde revoluciona os métodos de ensino ao propor que seus alunos aprendam a pensar por si mesmos.

Mr. Holland - Adorável Professor (1995)

Richard Dreyfuss interpreta Glen Holland, um compositor que aceita o emprego temporário de professor para pagar as contas, enquanto dedica suas horas livres a escrever a canção que o colocará na história. Contudo, conforme os anos passam, ele percebe que sua verdadeira vocação era mesmo passar aos outros a paixão pela música.

Mentes Perigosas (1995)

Michele Pfeiffer interpretada Louanne Johnson, ex-soldado da Marinha que assume a vaga de professora em uma escola pública. Sua turma é formada por desajustados sociais, mas ela enfrenta o desafio, vence a resistência dos alunos e lhes mostra a importância da educação.

Nenhum a Menos (1999)

Wei Minzhi interpreta ela mesma, menina de apenas 13 anos que vive numa vila pobre do interior da China e assume de repente o comando de uma sala de aula. A evasão escolar é um dos males locais, por isso é oferecido a Wei um adicional no salário caso ela consiga evitar que mais alunos deixem a escola. Quando o menino Zhang Huike (Huike Zhang) abandona a classe para ir trabalhar na cidade e assim ajudar a família, a professora parte desesperada em seu encalço.

Ana e o Rei (1999)

Jodie Foster interpreta Anna Leonowens, professora inglesa que é chamada pelo rei do Sião para dar aulas a seus filhos sobre a cultura ocidental. Ela acaba se envolvendo nos assuntos do país e se apaixonando pelo monarca.

Música do Coração (1999)

Meryl Streep interpreta Roberta Guaspari, uma violinista que nunca se profissionalizou por ter se dedicado unicamente à família. Quando o seu marido a abandona, ela decide seguir seu sonho e começa a dar aulas de violino para crianças pobres do East Harlem. Ao aprender a acreditar em si mesma, Roberta prova às crianças que são capazes de fazer qualquer coisa na vida.
Ser e Ter (2002)

No documentário, o professor Georges Lopez mostra como é possível levar o mundo para dentro de uma pequena sala de aula multiseriada no interior da França. Fazendo do respeito e da igualdade a chave da comunicação entre crianças de diferentes idades, o professor mostra a elas que mais importante do que ter é ser.

O Sorriso de Monalisa (2003)

Julia Roberts interpreta Katherine Watson, professora recém-contratada de um ultraconservador colégio para moças da década de 50. Aos poucos ela vai ganhando a confiança das alunas e, até mesmo, a liberdade de opinar sobre o marasmo da vida das moças, presas a um sistema onde a perspectiva concreta de um casamento vale mais do que seus sonhos.

Nenhum comentário: