quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Natal no Cinema

Chegou a época de Natal e nossos canais de TV abertos e à cabo trazem alguns desses filmes que marcaram época com o tema natalino. Você tem um filme de natal favorito? Eu tenho este: "Um Natal muito louco", às vezes gostaria também de fazer como o protagonista: esquecer o natal e viajar num longo cruzeiro, mas a tradição não permite. De todas as datas comemorativas, o Natal foi a que recebeu as abordagens mais diversas pelo cinema, desde as comédias rasgadas e despretensiosas (Férias Frustradas de Natal) a dramas complexos que se desenrolam durante os eventos natalinos (Um Conto de Natal). Respeitando essa diversidade, selecionei algumas opções que reverenciam ou ironizam a figura do Papai Noel e espírito natalino.
Para começar o vídeo que marcou os natais em casa com meus filhos, principalmente a minha filha Camila. Lindíssimo!!!!!
Turma da Mônica e a Estrelinha Mágica


1-"Um clássico da Sessão da Tarde", "Macaulay Culkin antes de crescer e ficar chato", "como um pirralho pode enganar dois marmanjos?". Muitas são as definições para o primeiro filme da franquia Esqueceram de Mim. O fato é que o mini-ator Macaulay Culkin (hoje com assustadores 28 anos) conquistou muita gente com a mirabolante história do garoto Kevin, o caçula de uma família que não dá a mínima para ele e simplesmente o esquece em casa antes de viajar rumo a um Natal tranqüilo na França.
2-Grinch
Irônico, muito colorido, com um universo de fantasia à parte, construído por uma requintada direção de arte. Assim é Grinch, uma das sensações das bilheterias norte-americanas em 2000. Enquanto todos pensam em abrir a carteira e gastar muito no Natal, Grinch, o anti-Papai Noel, não tem a menor paciência para a coisa toda. Só que, ao conhecer garota Cindy Lou Quem, que também não vê a menor graça em gastar horrores no fim de ano, ambos passam a se aproximar, de fato, do tradicional espírito natalino.
3-Férias Frustradas de Natal
Terceiro filme da franquia liderada pelo comediante Chevy Chase, Férias Frustradas de Natal novamente traz o pai de família Clark tentando bancar o patriarca exemplar. Com esquetes patéticos, o filme é uma sucessão de situações engraçadas que, muitas vezes, fazem o espectador sentir "vergonha alheia", mas que, com certeza, provocam incontáveis risadas´.
4-Um conto de Natal
Em Um Conto de Natal, o diretor Arnaud Desplechin aposta na dupla Catherine Deneuve e Mathieu Almaric para contar a história de uma família fragmentada que se reúne para as festas natalinas. O que se segue são várias histórias paralelas envolvendo os Vuillard, desde os confrontos entre filho e mãe à atração da cunhada por um agregado da família. A história é contada por meio de diversas vozes narrativas, o que nos permite uma aproximação plena com o filme. Um Conto de Natal estréia em 25 de dezembro.
5-Um Natal Muito, Muito Louco

Um casal decide não festejar o Natal para poder fazer uma excursão ao Caribe. Seus planos mudam radicalmente após sua filha ligar dizendo que poderá passar o Natal em casa.
6-Um Herói De Brinquedo
Howard Langston (Schwarzenegger) é um vendedor sobrecarregado de trabalho que tem vindo a negligenciar a sua família. Na tentativa de se redimir, promete oferecer ao filho Jamie (Lloyd) o presente que escolher pelo Natal. Acontece que o desejo do seu filho é o de ter um TurboMan, tal como o de qualquer outra criança naquele Natal. Infelizmente, o brinquedo está esgotado em todas as lojas e Howard embarca numa cômica jornada em busca do TurboMan.
7-Meu Papai é Noel
Papai Noel sofre um acidente no telhado da casa de um homem, que é um vendedor de brinquedos. Impossibilitado de continuar seu trabalho, Noel pede ajuda. O homem atende o pedido, mas percebe que está engordando e sua barba crescendo. Ou seja, transformando-se no próprio Papai Noel.

8-A felicidade não se compra

É o tipo de filme que conseguiu sobreviver com o passar dos anos. Mais que isso, é o tipo de clássico que ficou ainda melhor com a idade, pelo seu visionário conteúdo que o tornou um dos mais belos filmes já feitos. Não que ele seja de fortes conflitos, tensão dramática constante ou recheado de cenas para fazer chorar. É o tipo que acerta nos conceitos mais básicos que todo ser humano deveria ter: compaixão, solidariedade, amor verdadeiro, honestidade... Claro que pode ser visto meio de modo "bobo" por alguns, mas é impressionante o fato de um filme de 1946 falar sobre a ganância do ser humano e valores da vida e ver que isso se mantém até hoje, e numa escala ainda pior.

9-Milagre na rua 34
Milagre na Rua 34 é uma fábula inesquecível, que para muitos tornou-se sinônimo de celebração de natal. A época natalina torna-se cheia de encanto quando um cavalheiro muito bem educado, de olhos brilhantes, com uma "ampla" barriga e barba branquinha (Gween) é contratado como papai noel da loja de departamentos Macy's. Ele diz que seu nome é Kris Kringle, e logo contagia a todos com seu espírito de natal, exceto sya chefe, Doris Walker (O'Hara), que ensina sua filha Susan (Wood) a não acreditar em papai noel. Mas quando Kris é declarado louco e enviado a julgamento, a fé de todos é colocada em teste, pois tantos jovens idodos enfrentam a antiga pergunta: Você acredita em Papai Noel?
10-O Natal Mágico do Mickey
Quando uma forte tempestade de neve deixa Mickey e o seus convidados isolados, Winnie the Pooh, Bela, Ariel, Branca de Neve e muitos outros amigos decidem ajudar o Donald a recuperar o seu deteriorado espírito natalício.A diversão começa quando Minnie convida todos para uma sessão dos melhores filmes de Natal.


11- Um homem de família
Entediado com sua vida de solteiro, em um belo dia um investidor frustrado acorda e se vê casado com sua namorada de colégio e pai de duas crianças. Com Nicolas Cage, Téa Leoni e Don Cheadle.