sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Projeto PDE

Professora Márcia, o Intérprete Anderson e a turma do terceiro "A".
Professora Miriam( eu), Diretora do Colégio Unidade Polo ( professora Vilma) e o intérprete ( professor Anderson).

Estamos encerrando este ano os projetos de intervenção que as professoras Márcia Cristina de Souza Fajardo e Miriam Fajardo, desenvolveram no Colégio Estadual Unidade Polo – Ensino Fundamental e Médio. O trabalho da professora Márcia foi selecionado pelo MEC, por indicação do núcleo de Apucarana, como um dos projetos que se destacaram. Por isso, a TV Paulo Freire estará no colégio, no dia 18 de novembro, para filmar e entrevistar os alunos e pessoas envolvidas no projeto. Segundo a professora Márcia, o seu trabalho foi voltado para a valorização do Letramento Digital como prática Social na Língua Inglesa do ensino médio da rede pública. A principal finalidade é o de fornecer-lhes suporte teórico-metodológico para a realização de leituras em Letramento Midiático com tema evaluating media messagef, com objetivo de tornar o aluno crítico quanto às mensagens que a mídia veicula, utilizando para isto recursos tecnológicos como: o laboratório de Informática, um ambiente AVA e a televisão pen drive na implementação da proposta de intervenção. Através de questionários aplicados aos alunos foi possível notar a boa recepção que o hipertexto como fonte de leitura e pesquisa teve com estes alunos principalmente com os deficientes auditivos. O trabalho é voltado para a utilização do hipertexto unido a atividade webquest como ferramentas de informação e integração das tecnologias no currículo para tornar a aprendizagem da Língua Inglesa mais significativa e levar o educando a construção do conhecimento. A missão dessas professoras foi intervir onde a escola demonstrasse problemas. Segundo a professora Miriam Fajardo, o maior problema em Língua Portuguesa da rede pública é a compreensão textual, em função disto seu projeto foi voltado para a viabilidade das teorias Semiótica e da Perspectiva Rizomática em análises de textos literários. Sendo a maior preocupação do seu projeto a preparação do professor formador de leitores, portanto, com imediata repercussão na atuação docente no ensino médio. Os resultados sugerem que as metodologias utilizadas foram positivas em relação ao objetivo “leitor competente”. Sendo o objetivo geral, observar, analisar e propor caminhos alternativos para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Tal reflexão considera, essencialmente, os novos rumos propostos pelas DCES da SEED para o ensino da Literatura de Língua Portuguesa por meio de temáticas aliadas ao texto e contexto, bem como as relações da tríade: autor/texto/leitor.
As professoras também registraram seus trabalhos na internet, explicaram que adotaram um sistema multimídia no qual os blog e WIKIS, foram as "matrizes" de suas pesquisas para que alunos e professores possam acessá-los. Os endereços são:
http://ptmiriamfajardo.pbwiki.com/
http://ptmarciafajardo.pbwiki.com/
http://fajardo.wetpaint.com/?t=anon
http://miriamfajardo.blogspot.com/
http://profmi.wordpress.com/
Segundo a diretora Vilma Teresa Sanches, o importante é que não se faz educação distante do aluno ou estando em um território que não seja seu. “É preciso construir um espaço onde possa existir um livre intercâmbio de idéias e pareceres, onde não haja dono único, mas que a responsabilidade e o desejo de manter esse espaço sejam das duas partes. É preciso ter confiança e respeito mútuos”
Concluindo a professora Márcia disse que para um projeto ter sucesso é necessário:Planejar, definir e acompanhar todas as atividades ao longo de sua execução.
Ao longo dos próximos dois meses os professores PDE de 2007, encerrarão suas atividades com um artigo que resumirá todos os trabalhos desenvolvidos nestes últimos dois anos.
Esta notícia foi veiculada no dia 07/11/2008. Reportagem completa pode ser lida no link abaixo: