terça-feira, 12 de agosto de 2008

Elvis Presley: A Era do Rock and Roll

Neste sábado (16), completa-se 31 anos que o cantor e compositor norte-americano Elvis Presley morreu de insuficiência cardíaca em sua mansão, Graceland, na cidade de Memphis, Estados Unidos. Elvis tornou-se um dos maiores ícones da cultura popular mundial durante todo o século XX. Trinta e um anos após sua morte, ainda é o detentor do maior número de "hits" nas paradas mundiais e o recordista de venda de discos em todos os tempos, com quase 2 bilhões de cópias vendidas.
Em 1956, ao aparecer no programa de TV "The Milton Berle Show", Elvis levou a platéia ao delírio com seu rebolado ao interpretar "Hound Dog".



Provocando a ira de grupos conservadores que condenaram sua música e sua performance, considerada exagerada e sensual na época.A imagem de Elvis passou por grandes transformações durante sua carreira. Essas mudanças revelam aspectos divergentes da personalidade do cantor: Pouco a pouco, o rebelde de casaco de couro e cabelo empastado que chocou conservadores norte-americanos assumiu a persona de bom moço, abraçou os valores da classe média americana.
Apesar de ser bem pequena no auge do seu sucesso, pude presenciar alguns shows e todos seus filmes pela TV , além de testemunhar a loucura das fãs que viam em Elvis o protótipo da beleza e sensualidade. Existe muito mistério em torno de sua morte, mas o que interessa é curtir esta linda voz...