sábado, 18 de abril de 2009

18 de abril: Dia de Monteiro Lobato


Vendo no blog da minha amiga Suely do , UFFA! Bloguei! , senti vontade de comentar como me tornei leitora:

Meu pai foi um homem que possuia uma enorme bilblioteca e quando fomos ficando em idade de ler, comprava-nos uma imensidão de livros infantis. Depois já grandinhas, com 10 ou 11 anos apresentou-nos uma enorme coleção cor de vinho, em capa dura, de Monteiro Lobato com 22 volumes. Nossas férias eram sempre em torno destes livros, que líamos e relíamos, mas o nosso preferido mesmo era "Reinações de Narizinho".

Depois que ele morreu, minha mãe sorteou cada coleção entre nós ( três irmãs) e a coleção tão lida, ficou com minha irmã do meio (Yara).

Fiquei muito triste por não ter ficado com a coleção infantil de Monteiro Lobato, acabei ficando com a coleção adulta dele, embora tenha ficado com muitas outras coleções maravilhosas. Sempre falo para os meus alunos que pertenço a geração lobatiana, pois foi por causa destes livros que hoje sou uma professora de literatura.

Atualmente, ainda gosto muito dos livros dele. Um dos que mais me impressiona é o conto Urupês, que estou trabalhando nos terceiros anos. Gosto muito também dos contos "Negrinha" e "Colcha de Retalhos". Para quem também aprecia Monteiro Lobato, aí esta um conto completo.
Conto "Negrinha" .