sábado, 14 de março de 2009

O Lobisomem e o Coronel


O Lobisomem e o Coronel, por Elvis Figueiredo e Ítalo Cajueiro

Vivemos num país em que o folclore ainda tem força, vitalidade e influência na vida das pessoas e na cultura popular. O lobisomem vive a espreitar os campos, assim como o Saci, o Boitatá, a Iara, o Boto que se transforma em homem, o Negrinho do Pastoreio e tantas outras maravilhosas histórias de nosso povo. E esta fantástica prática de contar histórias, narrando “causos” de pai para filho, na sala de casa ou em frente de uma fogueira a iluminar os céus e dar mais brilho ao anoitecer, tão tradicional no Brasil, hoje se moderniza. É transportada dos encontros de família para as telas de nossos cinemas e da televisão. E se assim não fosse... Estariam condenadas ao esquecimento, ao ocaso, ao apagar das luzes. Sobreviveriam apenas de forma esparsa, escondidos pelos campos, aonde ainda existissem avós e pais com talento e disposição para contar histórias.Não apenas a TV e o Cinema preservam esta cultura. Os repentistas e os escritores que mantém a rica e importante literatura de cordel também preservam estes contos, estas criaturas, todo este encanto. Desfilam seus dons de cantadores e contadores de lendas, que juram ser verdadeiras, pelas ruas e mercados das principais cidades do Nordeste do Brasil, a encantar turistas de outras regiões e países. É a mais pura e genuína manifestação de riqueza cultural popular brasileira de que se tem notícia. Até quando conseguirão manter sua arte de pé? Isso não sabemos...O Lobisomem e o Coronel”, animação produzida pela dupla Elvis Figueiredo e Ítalo Cajueiro em 2002, nos permite conhecer [e temer] não apenas o lobisomem, mas também nos coloca em contato com o repentista e sua nobre arte de transformar histórias deliciosas em um animado e ritmado encontro no qual as rimas nos fazem soltar a imaginação.

Se não bastasse isto, há ainda a história daquela região – com seus coronéis e cangaceiros - e a própria paisagem árida a desfilar pelas telas numa criativa e divertida versão de contos celebrados pela literatura de cordel nordestina. Cordel, que é igualmente festejado ao longo do filme ao ser apresentado a todos como a principal fonte e referência para a história que toma conta de nossas telas.

“O Lobisomem e o Coronel” é mais uma excelente produção em curta-metragem a celebrar o que há de mais bonito em cada um de nós e que ainda assim, muitas vezes, teimamos em querer destruir, a nossa brasilidade... Não percam!
Assistam a Curta:




Interessante trabalhar na visão rizomática com o vídeo "Mistérios da meia-noite' com Zé Ramalho [Fantástico-Globo] by:IgorEntretenimento.
A música foi tema da novela "Roque Santeiro", exibida em 1985.


Há também o filme" O Coronel e o Lobisomem", baseado no livro homônimo de José Cândido de Carvalho