sexta-feira, 22 de maio de 2009

Disgrace


Saiu o trailer de Disgrace, a adaptação da obra-prima de J. M. Coetzee para o cinema (no Brasil, o título é Desonra). Quem interpreta o papel do professor David Lurie é John Malkovich. O romance narra a história de um professor de Inglês do Sul da África que perde tudo: sua reputação, o seu trabalho, sua paz de espírito, a sua boa aparência, seus sonhos de sucesso artístico e, finalmente, até mesmo a sua capacidade de proteger a sua amada filha.
O romance narra a história de David Lurie, duas vezes-divorciado e insatisfeitos com o seu trabalho como um professor de Comunicações, ensinando uma classe especializada em literatura, na Cidade do Cabo, na África do Sul pós-apartheid. Sua "vergonha" vem quando ele seduz um de seus alunos e ele não faz nada para proteger-se de suas consequências. Lurie estava trabalhando o romantismo em Lord Byron, no momento de sua desgraça. Uma ironia do autor, talvez.

Ele é demitido, após o qual ele se refúgia na fazenda da sua filha. Por um tempo, vive livre das influências e tudo segue um ritmo natural na fazenda. Mas o equilíbrio de poder no país está mudando. Pouco depois de se acostumar com a vida rural, ele é sofre com a sequência de um ataque na fazenda em que sua filha é estuprada e ele é brutalmente agredido. No Disgrace, aqueles que se sentem aviltados são também aqueles que são punidos.

O fascínio de Disgrace é a forma como incentiva e contesta a exploração extrema. Na nova África do Sul, a violência é desencadeada em novas formas, e Lurie e sua filha se tornam vítimas. A obra tem a sua inspiração a partir da África do Sul contemporânea com seus conflitos sociais e políticos, e oferece um olhar sombrio do país.
Como em todos os seus romances maduros, Coetzee aqui lida com o tema da exploração. Sua abordagem favorita foi explorar o aparente utilização de uma outra pessoa para preencher um suave necessidades emocionais. Esta é uma história de nível regional e também de significado universal.
O personagem central é uma pessoa confusa, uma vez que é um intelectual esnobe desdenhoso dos outros e também uma pessoa que comete erros ultrajantes. Sua história é também local, ele é um homem branco do Sul da África, em um mundo onde esses homens já não detêm o poder . Ele é forçado a repensar todo o seu mundo, em uma idade avançada demais para mudar e, na verdade, deveria ter o direito a não mudar. Este tema, sobre os desafios do envelhecimento tanto em um nível individual e social.

Este é seu segundo livro Coetzee (após Vida e Tempos de Michael K), onde o homem é discriminado para sua forçada aceitação das realidades da vida e da morte. Coetzee sempre situa seus personagens em situações extremas que as obrigar a explorar o que significa ser humano. Embora o romance seja escasso no estilo, abrange uma série de tópicos: vergonha pessoais, mudar de país, dos direitos dos animais; também deixa passar um romantismo em um estilo meio simbolista.