sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O conto escolhido foi

Foi difícil escolher o melhor conto, porque havia muitos maravilhosos. O nível dessa sala é muito alto, posso afirmar que se trata de uma turma homogênea, composta por alunos muito interessados em aprender. Quando entro lá, sei que tenho que me desdobrar para satisfazê-los. É por isso que foi tão difícil fazer uma pré seleção dos quatro melhores  e entre estes, a turma decidir entre um ou outro.  O conto "O Feitiço de Merlim", escrito pelos alunos Gabriel e Edenilton, obedeceu a sequência didática e as características do gênero estudado.
                   
   
                            O Feitiço de Merlim

                  Gabriel Ricardo Lourenço  &    Edenilton S. Valeriano


Bartolomeu estava caminhando em suas terras, quando percebeu que havia algo estranho por ali. Chegando mais perto avistou o feiticeiro Merlim, conhecido pelas suas maldades, e não gostou de saber que ele havia se mudado para lá. Sabendo do risco que sua família corria, mandou que destruíssem a casa e expulsassem o feiticeiro das suas terras.

O feiticeiro muito irritado jogou um feitiço em Bartolomeu. Disse que quando seu filho completasse 10 anos algo terrível iria acontecer. Meses se passaram e o filho de Bartolomeu nasceu. Deram-lhe o nome de Joseph. O menino cresceu normalmente, sem saber do feitiço, pois seu pai escondeu a verdade de todos, não querendo que sua família se preocupasse com aquilo.

Josephina, sua esposa, começou a ficar desconfiada, pois com o passar dos anos ele foi ficando nervoso e preocupado. Começou a investigá-lo, procurando vestígios ou fatos que ele estivesse encobrindo.

Certo dia, Josephina estava caminhando em suas terras, quando ouviu algo e parou para observar o que era. Pensou estar sendo seguida. Correu desesperada por não saber quem era e nisto se perde no meio da mata fechada. Começou a gritar, mas era inútil, ninguém a ouvia.

Bartolomeu havia viajado um dia antes e deixado-a sozinha com Joseph que ainda era pequeno. O menino percebe que estava ficando tarde e sua mãe não aparecia. Com muito medo ele pega seu brinquedinho favorito e começa conversar com ele para ver se o tempo passa mais rápido e com isto não sinta tanto medo...

Josephina preocupada com seu filho começa a caminhar e procurar um caminho de volta para casa, pensava que sua casa estava muito longe dali.

Enquanto isto, Joseph começou a ficar com muito medo, pois as horas se passavam e nada da mãe aparecer. Vendo que se ficasse ali sentado, nada iria acontecer, saiu a procura da mãe. E era justamente o que Josephina temia, pois sabia que o menino iria sair para resgatá-la. Além disso, Josephina ainda ouvia ruídos estranhos e temia que estivesse sendo seguida. Começou a se desesperar mais ainda. Grita por socorro, mas parece que ninguém ouve. Quando de repente, ela escuta um grito, parecido com a voz de uma criança. Sai correndo em direção da voz, mas na verdade era o feiticeiro Merlim usando ma voz parecida com a de Joseph engana-a e seu plano finalmente será concretizado.

Joseph estava por perto e também ouviu o grito da mãe e da criança e sai correndo em seu socorro. O feiticeiro aparece, conta toda a verdade para ela, antes do menino chegar e pediu que guardasse segredo de Joseph. Quando o menino encontrou a mãe, rapidamente Merlim desaparece na floresta. Os dois ficaram muito felizes e ela até se esqueceu do que o feiticeiro lhe relatou. Os dois voltam para casa, chegando lá o pai também já havia chegado e estava preocupado. O casal teve uma longa conversa e decidiram não revelar nada ao filho, até quando ele completasse dez anos. Os anos iam passando e os pais iam ficando cada vez mais angustiados por saber que Bartolomeu iria morrer por causa do feitiço. Por isso, decidiram acabar com Merlim, usando o seu próprio feitiço e contaram toda a verdade a Joseph. Quando chegaram à casa do feiticeiro ele já havia construído um castelo. Merlim vendo que eles se aproximavam lançou outra magia: se eles conseguissem entrar nunca mais sairiam de lá vivos.

No momento em que entraram todas as portas se trancaram, ficando todo castelo numa completa escuridão. Começaram a procurar por um livro mágico, que se fosse queimado, desfaria todo mal que ele havia feito. Enquanto Bartolomeu distraia o feiticeiro, Josephina e seu filho procuravam o livro. Depois de muita busca conseguiram acha-lo, estava encima de uma mesa bem no centro de uma sala, mas não conseguiram chegar perto porque ele era protegido por um campo magnético.

Joseph ia chamar o pai dele, mas ouviu uma voz que dizia: “Saia já desse quarto senão seu pai morre. Venham até a torre do castelo que conversarei com vocês”.

Subiram até a torre e chegando lá notaram que Bartolomeu estava amarrado e Joseph começou a dialogar com Merlim, enquanto isso Josephina conseguiu soltar seu marido que pegando uma pedra acertou em cheio a testa do terrível feiticeiro deixando cair um bastão mágico que Merlim nunca abandonava. Joseph correu e pegou o bastão usando-o em direção ao inimigo e ficou mais fraco com o disparo do raio do bastão, dando chance da família conseguir pegar o livro e eliminar o feitiço.

Os três desceram correndo e com o bastão conseguiram eliminar o campo de força que protegia o livro. Subiram na torre, agora de posse do livro, mas foram surpreendidos pelo feiticeiro que estava os aguardando com uma armadilha, porém não deu certo seu plano, pois o menino disparou um raio contra o maldito feiticeiro outra vez. Este desmaiou novamente

Joseph fez uma fogueira e jogou o livro para ser destruído, fazendo com que o feitiço fosse desfeito, mas não conseguiriam sair do castelo se não matassem seu dono. Joseph quando estava subindo na torre abriu o livro e na primeira página estava escrito: Para ver o sangue de um feiticeiro tem que quebrar o seu coração. Entendeu o que queria dizer, era preciso eliminar também o bastão mágico. O menino percebeu que o coração estava na bola de cristal que ficava na ponta do bastão. Merlim começou a acordar, mas não deu tempo de salvar o bastão que Joseph acabava de espatifar no chão com todas suas forças. Da bola quebrada começou a sair espíritos do mal e Merlim começou a se desfazer em sua frente. O castelo imediatamente foi se iluminando e as portas e janelas se abriram, enquanto eles saiam tudo voltava ao normal.

E a família de Joseph viveu feliz para sempre.