segunda-feira, 19 de outubro de 2009

New York, New York (300ª postagem)


O filme:

Já assisti muitos clássicos do cinema, mas ainda não tinha visto este espetáculo da sétima arte. Foi bom, porque assim algo de bom dos anos 70 ainda estava por vir.
Martin Scorcese em New York, New York, mescla a exuberância e alegria dos musicais com uma história de amor realista e pouco romântica, fazendo um dos filmes mais famosos dos anos 70. O enredo inicia-se em Nova York, 1945, fim da II Guerra Mundial. Jimmy (Robert De Niro), um saxofonista excêntrico, conhece a cantora Francine (Liza Minnlli). Ele a corteja, ela resiste. O trabalho faz com que se encontrem novamente, dando início a um relacionamento cheio de altos e baixos que se mistura com a batalha por suas carreiras. Mas quando estão juntos o ar enche-se de magia e a temperatura sobe. E quando ele toca e ela canta, levam Nova Iorque ao êxtase! É o começo de uma tempestuosa relação que irá testar a capacidade de cada um em equilibrar a paixão que sentem pelo jazz com o amor que sentem um pelo outro.
Filme vencedor de um Óscar da Academia Liza Minnelli e Rober De Niro, neste exemplar filme sobre o panorama de jazz Nova Iorquino. Apresentando uma inesquecível banda sonora original de John Kander e Fred Ebb (Chicago, Cabaret) e introduzindo a canção mundialmente famosa da cultura popular, New York, New York é uma homenagem sofisticada e deslumbrante à cidade que nunca dorme.
Curiosidade:
O Robert De Niro aprendeu a tocar saxofone pouco antes das filmagens, para dar maior veracidade ao seu personagem; apesar disso, o som que se ouve no filme não é feito por ele, que foi dublado pelo companheiro de elenco Georgie Auld.


A música
New York, New York é a música tema do filme "New York, New York" do ano de 1977. A canção foi composta por John Kander e Fred Ebb. Foi o tema escolhido para a atriz Liza Minnelli, e desde então se tornou sua "marca registrada", estando presente em todos os seus shows. Inclusive a atriz e cantora a cantou durante os Jogos Olímpicos de 1984, acompanhada por 24 pianos.

Tradução

New York, New York
Comece a espalhar a notícia, estou partindo hoje
Eu quero ser parte dela
Nova Iorque, Nova Iorque
Estes sapatos de vagabundo, estão desejando passear
Bem correto ao melhor coração de, Nova Iorque, Nova Iorque
Eu quero acordar na cidade que nunca dorme
E descobrir que sou o rei da montanha - O maioral
Estes blues de pequenas cidades do interior se derretendo
Eu farei um novo recomeço nela - Na velha Nova Iorque
Se eu conseguir lá, eu consigo em qualquer parte
Só depende de você, Nova Iorque, Nova Iorque
Nova Iorque... Nova Iorque
Eu quero acordar na cidade que nunca dorme
E descobrir que sou o número um, no topo da lista
Rei da montanha, um número um
Estes blues de pequenas cidades do interior se derretendo
Eu farei um novo recomeço nela - Na velha Nova Iorque
Se eu conseguir lá, eu consigo em qualquer parte
Só depende de você, Nova Iorque - Nova Iorque

(Esta música é um verdadeiro hino à cidade de Nova Iorque).