sábado, 29 de março de 2008

As minhas vilãs

Estava navegando na blogosfera e vi nos comentários de alguém que o vilão preferido dele é o Darth Vater, tudo bem ele até pode ser um vilão bem terrível, mas pensei: E as vilãs? Existem duas categorias de vilãs , uma em desenhos animados e outras nos filmes clássicos hollywoodianos. Nos desenhos animados, ninguém melhor que a Malévola , em A Bela Adomecida de Walt Disney, porque ela tem classe , bom gosto para se vestir, usa o estilo gótico, fala com garbo. Nos filmes clássicos ninguém melhor que Bette Davis,seus papéis eram de mulheres fortes, independentes e corajosas, na maioria das vezes não se importava em interpretar mulheres comuns, feias e desglamourizadas, assassina, a megera que maltratava outras mulheres ou desprezava os homens. Todas eram grandes "bitches" que eu traduzirei aqui como "megera", referindo-se a uma mulher que precisa ser durona, precisa saber se impor num mundo de homens preconceituosos onde ela não ganha espaço para viver se não for "a tapas".
Alguns de seus melhores filmes (e meus preferidos):
1934
OF HUMAN BONDAGE
"Servidão Humana" :A primeira megera
1939
DARK VICTORY

"Vitória Amarga": A megera que se humaniza
1940
THE LETTER
"A Carta": A megera assassina
1941
THE LITTLE FOXES
"Pérfida":A maior de todas as megeras
1942

NOW, VOYAGEm
"A Estranha Passageira:"A megera sofredora
1949
BEYOND THE FOREST
"A Filha de Satanás"A Megera Adúltera
1950
ALL ABOUT
"A Malvada":A megera diva da Broadway
1962
WHATEVER HAPPENED TO BABY JANE?
"O que Aconteceu com Baby Jane?"A megera enlouquecida

Selecionei dois vídeos para você analisar e ver se tenho razão ou existem outras melhores...

A Bela Adormecida:



Dirigida por William Wyler, Bette controlou ao máximo seus maneirismos mais famosos (o fechar e abrir as mãos constantemente, os olhos arregalados em momentos de maior fúria ou tensão... nem fumar nesse filme ela faz!) e construiu uma mulher altamente fria e gananciosa (embora estranhamente sensual) nessa adaptação da peça de Lillian Hellman. A cena em que ela deixa seu marido morrer (pois ela se recusa a ir buscar seu remédio) é maravilhosamente interpretada (e muito tensa) pois Davis está de costas para a ação (o marido que tenta subir as escadas para pegar o remédio) e ela não se move e é através de seus olhos que sentimos a tensão do momento. Dentre todos os seus filmes (dentre aqueles que foram construidos em torno dela) esse é o que apresenta a melhor atuação de Bette Davis.

3 comentários:

pipoca disse...

Nossa, eu sou suspeita em admirar vilãs, pois sempre gostei mto mais delas do que de mocinhas, elas são mais intensas, e mais humanas... huahuaaa, já que ninguém consegue ser tão perfeita, sofredora e resignada qto as mocinhas, as cenas escolhidas são maravilhosas!!! E a Malévola, a melhor de todas.... bjooo mami e estou sempre de olho no seu blog

Rodrigo Fernandes disse...

excelente ponto... muitos falam dos vilões, ams pouco é falado das vilãs... eu tenho a Meryl Streep no "diabo veste prada" como uma referencia de vilã bem feita nos dias de hoje, mas nada se compara a essa grandes atuações que vc citou.. algumas ainda não assisti, mas devem ser dignas mesmo de estar nessa lista..
beijos

Pedro Henrique disse...

Belo post, Miriam.
A Bette Davis divide o mundo com suas interpretações. Para todo filme em que ela atua, deve haver milhares de cinéfilos que o adoram, e assim por diante. Particularmente, prefiro-a em A Malvada. Mas, sem dúvida, ela é ótima em todos os seus trabalhos.

Beijos!!!