sábado, 5 de dezembro de 2009

O Curioso caso de Benjamim Button, por F. Scott Fitzgerald


Um dos segredos para se escrever e falar bem é ler bastante. E para quem não é acostumado a ler, começar por contos é uma ótima maneira de iniciar no mundo da leitura. Este conto de 1920,  que postei hoje é do escritor americano F. Scott Fitzgerald, de clássicos como “O Grande Gatsby”, o mesmo teve como premissa inspiradora ao seu conto a famosa frase de Mark Twain: “A vida seria infinitamente mais feliz se pudéssemos nascer aos 80 anos e gradualmente chegar aos 18″.  Há também o filme com o mesmo nome, lançado em 2008.
Pra mim, o tema do conto fala  sobre tanta coisa… Sobre como é difícil aceitar o mundo se não aceitamos a nós mesmos. Ou sobre como desejamos tanto uma coisa e essa coisa só acontece no momento certo. E sobre como a vida toma rumos inesperados que chegam a nos desesperar, mas como no fim percebemos que tudo aconteceu exatamente como deveria. Ainda, sobre como tantas pessoas passam por nossa história para nos ensinar pequenas grandes coisas. Sobre como cada um tem um talento único. Mais: como algo tão inverossímel pode parecer algo tão comum e rotineiro – porque, afinal, “tudo pode acontecer”. Como nunca pensamos que cada ação de nossa vida desencadeia outras ações, o que faz de cada vida uma coisa única e especial. Leiam e tirem também suas conclusões.
Não se assustem com o tamanho do arquivo, pois as páginas são pequeninas. Leiam, o conto é excelente! Para ampliar a imagem, clique no livrinho.