quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Melhores filmes de 2009

A minha Lista dos melhores filmes de 2009 é bem pessoal mesmo, porque  assisti poucos lançamentos nesse ano no cinema e  alguns em DVDS. Alguns longas que indicarei a seguir não estão mais em exibição nos cinemas, mas é possível encontrá-los em DVD ou assistir online na internet. A lista não seguirá colocações.

1-O Leitor 
 Um filme que já está meio esquecido, mas foi um grande acerto e finalmente fez justiça a Kate Winslet.

Segredo? Resolva este mistério.

A sociedade acredita que é guiada pela moralidade mas isto não é verdade. O premiado diretor de "As Horas", Stephen Daldry, mostra novamente toda sua força nesta história de medos e segredos escondidos pelo tempo. Hanna (Kate Winslet) foi uma mulher solitária durante grande parte da vida. Quando se envolve amorosamente com o adolescente Michael (Ralph Fiennes) não imagina que um caso de verão irá marcar suas vidas para sempre. Livro com sucesso mundial de vendas, "O Leitor" é a uma história que nos levará a questionar todas as nossas mais profundas verdades. Estreou em fevereiro nos cinemas do Brasil.


2-O curioso caso de Benjamin Button

Este ficou mesmo na  minha memória,  mesmo tendo sido lançado em janeiro, acho que é inesquecível. Um pouco longo e com bastante diálogos, mas mesmo assim imperdível. Filme com Brad Pitt e foi indicado para o Globo de Ouro.



3-Operação Valquíria
Filme que estreou aqui no Brasil em Fevereiro, Com Tom Cuise em uma trama para matar Hitler.
A Segunda Guerra sempre com temas para serem trabalhados. Não se esgota! Este filme traz uma visão diferente daqueles que viram a loucura de um ditador louco.




4-A era do gelo 3

Animação da série, Sid, Manny, Ellie, Diego e Scrat. É o título do terceiro filme da franquia A Era do Gelo. Estreou nos cinemas mundiais em 1 de julho de 2009.
Adorei os três filmes , porém o terceiro foi sem dúvida o melhor , muito bom mesmo . Espero que tenha o quarto para podermos dar altas risadas com esses maravilhosos personagens que foram criados como o bando mais estranho já existente!




5-Anjos e demônios 

O assassinato de um cientista faz com que o professor de simbologia Robert Langdon (Tom Hanks) e Victoria Vetra (Ayelet Zurer), filha do homem morto, envolvam-se com a sociedade secreta dos Illuminati. As pistas levam a dupla ao Vaticano, onde uma conspiração envolvendo o assassinato de cardeais, às vésperas da eleição do novo Papa, coloca-a em perigo. Estreou em maio de 2009.
A análise deste filme é bem complicada. Há dois lados: para quem não leu o livro, é um excelente filme, com muita aventura, perseguições, códigos decifrados, efeitos especiais maravilhosos, ou seja, acha sem dúvida um ótimo filme. Para quem leu o livro, como eu, decepciona-se. Apesar de achar um bom "filme", em relação ao livro, personagens importantes e carismáticos foram excluídos (como o Kohler), nomes de personagens foram trocados, fatos foram trocados ou excluídos(como na troca do pai de Vittoria Vetra, que virou um amigo pesquisador no filme, como o assassino morreu, o casamento de Vittoria e Robert Langdon), além do final não ter explicado bem os motivos de Camerlengo ter feito tudo aquilo. Quem não leu o livro ficará sem entender.



6-Bastardos Inglórios
Todo mundo saiu do cinema com um sorrisão na cara, acho que é uma vingancinha interna. O filme é muito bom, faz meses que assisti e até hoje não passou o efeito, e mais: melhor que Kill Bill. Elenco impecável, fotografia original, diálogos maravilhosos…Tarantino é demais!



 7-Lua Nova
Ao meio de gritos e suspiros consegui ver esse esperado filme. Para quem não leu  o livro vai encontrar um romance, até que bonito, apesar de parecer que as cenas foram coladas uma após a outra sem nenhum sentido. Você sairá satisfeito. O problema é achar alguém que não leu. Não há dúvidas que Lua nova e todos os filmes que virão da saga crepúsculo foram feitos para os fãs. E apesar da euforia do momento, vão acabar percebendo as pontas soltas deixadas.




8-Avatar
A audácia, a visão, uma nova fronteira para a imaginação. E, como todo bom cinema, a qualidade de sonho e de metáfora. Realmente, um paraíso para os olhos e momentos gratificantes de descontração. Em 3D para uma experiência única.


9- Entre os muros da escola
Assisti hoje, 04/01/2010, no tele cine Premium e decidi colocá-lo entre os melhores de 2009, porque foge dos típicos "filmes de escola". Fiquei impressionada com a carga dramática dos personagens justamente pelo realismo, legitimidade das cenas, dos diálogos e expressões.


Muitas vezes durante o filme, revivi e relembrei momentos em que eu mesma passei pelos mesmos problemas na sala de aula. E mesmo sendo simples, o conteúdo é riquíssimo e leva a profundas reflexões, para nós educadores sobre a triste e perturbadora realidade das escolas.

Muitas são as cenas que merecem uma análise profunda no que tange a aspecto didático, metodológico de uma sala de aula. Porém o que mais chama a atenção é o fato de num mesmo espaço da sala de aula se encontrarem tantas diferenças culturais devido aos diversos grupos ali matriculados. Como é difícil administrar as diferenças numa sala de aula, ao mesmo tempo é importante que estas diferenças estejam no chão da escola. Um filme surpreendente e que merece ser assistido várias vezes.


Você pode ajudar a completar essa lista, deixando seu comentário e enriquecendo as informações.

5 comentários:

Robson Freire disse...

Olá Mirian

Adorei a sua lista de filmes. Mas como voc~e mesmo citou aqui vai a minha contribuição para a sua lista dos melhores filmes de 2009:

500 Dias com Ela, A Onda, Up - Altas Aventuras, Distrito 9, No Meu Lugar, Che O Argentino e A Guerrilha (são dois mas conte como um só), Salve Geral, A Bela Junie, Deixa Ela Entrar e Entre os Muros da Escola

Beijos e parabéns pela postagem maravilhosa

Miriam disse...

Obrigada pela visita, amigo do twitter. Meu mentor maior. Estive vendo outras listas na internet e realmente vi mencionarem esses filmes que você mencionou. Estou louca para assisti-los, mas ainda não consegui. Vou começar a vê-los agora, nas férias.
Bjs.

Pedro Henrique Gomes disse...

Uma lista com Avatar e Bastardos Inglórios já nasce de respeito, Miriam. Bom ano pra ti!!!

Miriam disse...

Pedro, como disse no post, assisti poucos filmes neste ano. Pretendo vê-los agora, nas férias. Mas como sou cinéfila quis por quis fazer minha listinha. HEHEHE.
BJs.

murmex'leila disse...

Parabéns por fazer um blog tão completo... A literatura é uma fonte luminosa, capaz de acender a chama apagada pela do dor do amor.