quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Sala de Leitura e Arte motiva alunos



O projeto Sala de Leitura e Arte surgiu da ideia de se criar um espaço lúdico, destinado ao ensino motivador e como forma de extensão dos trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Literatura e Arte. O professor Antônio Carlos (Arte) e eu ( Língua Portuguesa),  temos por objetivos: despertar o prazer pela leitura, sedimentar o gosto pela pesquisa,  a formação do leitor e  a produção de textos. Além de criarmos por intermédio de um ambiente motivador e eficaz, atividades lúdicas incentivando a criatividade artística dos alunos do Ensino Fundamental e Médio.


Idealizamos o espaço contendo um pequeno acervo de livros, revistas e telas representativas de obras famosas, como também os trabalhos expostos feitos pelos alunos. Assim, criamos um ambiente diferenciado em que os alunos sentem-se motivados para qualquer atividade nas disciplinas de Arte, Literatura, Língua Inglesa, Educação Física com a dança. Outras disciplinas também utilizam esse espaço, quando desenvolvem atividades como: Seminários, Debates, palestras, leitura, pintura, sessão de filmes, audição de música, etc.


Os resultados que esperávamos estão sendo alcançados a partir dos seguintes indicadores:

_ Apoio da Direção e equipe pedagógica aos professores na organização do espaço de Leitura e Arte e aumento do uso da biblioteca do colégio.

_ Observa-se um aumento significativo da Leitura por prazer;

_ Os alunos passaram a solicitar aquisição de obras de seus autores preferidos ou coleções específicas;

_ Diversidade do repertório de histórias indicadas como suas favoritas;


_ Leitura a partir da observação das imagens em telas ou ilustrações de livros ou poesias.

_ Manuseio de revistas presentes neste espaço de leitura.

_ Articulação do texto com a imagem, apreciação das ilustrações, socialização de sentimentos e percepções a partir do texto;

_ Presença de leitores modelos dentro da sala de aula.

_ Aumento da circulação de livros e de materiais escritos na sala de aula, expostos de maneira acessível aos alunos;

_ Valorização da leitura de poesias e em memorizá-las;

_ Interesse em produzir peças teatrais a partir das obras literárias;

_ Interesse em conhecer e praticar a arte da dança clássica e moderna.

_ Observa-se, também, um grande prazer em estar neste espaço.

4 comentários:

Nidiane Latocheski disse...

uau!! Q bom saber disso!!
Trabalhei numa Sala de Leitura por quase 5 anos,como Coordenadora.. Aqui em Vilhena, há 13 escolas públicas, onde todas têm tais espaços de Leitura. Nelas, todos os alunos das escolas participam semanalmente da aula de leitura (dentro de uma aula de Líng. Portuguesa)em parceria com profs. de Língua Portuguesa e outros setores da escola realizam-se vários projetos que fomentam a leitura.. Divulgo alguns no meu blog.
E a novidade é que inscrevi o projeto Reestruturação da Sala de Leitura Álvares de Azevedo e ganhei o Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo MEC..
Tô mto feliz!! Naada como o trabalho reconhecido e vejo que os seus indicadores aí já mostram que a escola também está empenhada, apoiando.. Parabéns pela iniciativa!!

Miriam disse...

Obrigada, amiga! Fiquei feliz em saber que também trabalha com sala de leitura. É muito gratificante, não é? Há dias no colégio que acontece até desavenças, porque vários professores querem usar a sala. É muito gostoso estar lá. Os alunos mudam totalmente de postura, nunca há indisciplina.

Unknown disse...

Oi, Miriam!!

Faz dias que li teu texto sobre a sala de leitura...

Fiquei sonhando com uma na escola em que trabalho...

Muito lindo esse projeto de vocês!!!

Abraços!!!

Miriam disse...

Obrigada, Suely. Realmente eu adoro este espaço, mas não é só eu, pois as coordenadoras têm que fazer um cronograma para que todos professores a usem.Ela é muito disputada.
Beijos.