quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Séries que viraram filme

Da Telinha para o Cinema
Às vezes, transpor um seriado para o cinema significa apenas reaproveitar uma boa idéia. Foi o caso de Missão Impossível, mas em outras ocasiões, o filme faz uma releitura do original. Foi o caso de A Feiticeira. Uma interpretação nova para o tama proposto pelo seriado foi o mote de As loucas aventuras de James West.O longa estrelado por Will Smith e Kevin kline acentua o lado cômico. É possível manter o espírito original e realizar um bom filme. Foi o que fizeram os produtores de A Família Addams, série exibida na TV entre 1964e 1966.Está prevista para 2009 a estréia de Os Três Patetas, projeto dos irmãos Farrely.
1- Arquivo X
É uma série de TV de ficção científica muito popular, exibida ao longo dos anos 90 na rede FOX no Brasil e em Portugal na TVI. No Brasil foi ainda exibida pela Rede Record. Tal como em Portugal, tem sido retransmitida nos últimos anos pela FOX. Foi criada por Chris Carter, mesmo autor da série Millennium.A série estreou em 1993, e muito do seu sucesso deveu-se aos dois atores principais, David Duchovny e Gillian Anderson, que desempenhavam os papéis dos agentes do FBI, Fox Mulder e Dana Scully, encarregados de investigar os arquivos X. Casos inconclusos envolvendo fenômenos não explicados.Arquivo X - O Filme é baseado na série da TV americana de mesmo nome, tendo sido lançado quando o programa ainda estava sendo produzido. A intenção de Chris Carter, criador da série e um dos produtores do filme, era exatamente usar o filme para atrair um novo público para a série e desvendar ainda alguns dos segredos que vinham sendo guardados no decorrer dos anos da série.

2- Jornada nas Estrelas
Star Trek (em Portugal O Caminho das Estrelas; no Brasil Jornada nas Estrelas) é uma marca de ficção científica estadunidense criada pelo roteirista e produtor Gene Roddenberry na década de 1960 e posteriormente desenvolvida por ele e por outros produtores. O universo ficcional de Star Trek é o cenário de seis séries televisivas, dez filmes para o cinema.Quando se optou por um filme cinematográfico em vez de uma série televisiva, estes três personagens foram adaptados. Decker e Ilya - agora incluída na tripulação ao leme da nave - aparecem como personagens principais ao longo de todo o filme, ao contrário de algumas das personagens da tripulação original, com papéis menores. Pelo contrário, o papel do Tentente Xon foi transformado em Comandante Sonak e foi reduzido apenas a algumas aparições e poucas falas antes de falecer num acidente de teletransporte.

3- Perdidos no Espaço
É um seriado de televisão produzido entre 1965 e 1968, que contava as aventuras da família Robinson no espaço, a bordo da nave Júpiter 2, juntamente com o Robô B9 e o Dr. Zachary Smith (Jonathan Harris). No Brasil, a série estreou em 4 de dezembro de 1966, nas tardes de domingo da TV Record, então transmitida apenas para São Paulo, "coladinha" no programa Jovem Guarda.
Em 1970, Perdidos passou a ser exibida na Rede Globo, onde ficou até 1978, quando passou para a TV Tupi.Em 1997 — ano que seria o lançamento da Júpiter 2 — é produzido o filme Lost in Space (filme). Com participação especial de June Lockhart (Maureen Robinson), que no filme aparece como a diretora da escola (em holograma), e das atrizes Angela Cartwright (Penny Robinson) e Marta Kristen (Judy Robinson), como repórteres. Mark Goddard, o intérprete do piloto Major Don West na TV, aparece no longa do cinema como o general que apresenta Don ao Professor John Robinson.


4- Agente 86
Get Smart, ou Agente 86, é o nome de um antigo seriado de televisão dos Estados Unidos da América. Em Portugal, foi chamado de Olho Vivo. Consagrou-se como um dos grandes sucessos da televisão mundial na década de 1960, gerando continuações e vencendo muitos prêmios.Agente 86 durou cinco temporadas, de 1965 a 1970, ganhando sete prêmios Emmy, dois para seriado cômico e três para Don Adams. Foram produzidos cento e trinta e oito episódios de vinte e quatro minutos. No Brasil, foi exibido primeiro pela TV Record e depois, em reprise, pela TV Bandeirantes. Houve um filme para cinema em 1980, chamado The Nude Bomb (A Bomba que Desnuda) e um telefilme em 1989, na Rede ABC.No dia 20 de junho de 2008, foi lançado o filme inspirado no velho seriado, que se chama Agente 86: O Filme. Os protagonistas são Steve Carell e Anne Hathaway e houve participação dos produtores originais Buck Henry e Mel Brooks.
5- Starsky & Hutch
Starsky & Hutch (br: Starsky & Hurch: Justiça em Dobro) é um filme estadunidense de 2004, estrelado por Ben Stiller e Owen Wilson, comediantes da nova geração americana, e inspirado na série televisiva dos anos 70.
O filme foi realizado em tom de comédia, diferente do seriado, um drama ficcional sobre o dia a dia de uma dupla de policiais civis no combate ao crime da cidade fictícia de 'Bay City'. O criador e roteirista da série original, William Blin, também foi um dos autores do roteiro do longa-metragem.
6-A Feiticeira
O adorável seriado sobre o dia-a-dia de uma bruxa que se casou com um sujeito comum estreou na televisão em 17 de setembro de 1964. Permaneceu no ar por 8 anos. O segredo de Elizabeth Montgomery para sacudir o nariz, era mexer o lábio superior de um lado para outro. O nariz balançava como conseqüência do movimento. Na adaptação para o cinema, No filme, Nicole viveu Isabel, uma bruxa que deseja mudar de vida abandonando seus poderes sobrenaturais. Enquanto isso, o ator Jack Wyatt (Will Ferrell) deseja resgatar sua carreira, se dedicando integralmente a uma nova versão da clássica série A Feiticeira, na qual interpretará o personagem Darrin.
7-As Panteras
“Era uma vez, 3 panterinhas que entraram para a polícia feminina...”. A série estreou na TV ABC em 22 de setembro de 1976 e logo tornou-se um sucesso dos fins-de-noite, tornando celebridades as estrelas que dele participavam. Criada por Aaron Spelling e Leonard Goldberg a série foi um marco da estética dos anos 70. Se você é mulher e era adolescente nessa época, com certeza pertubou sua mãe para ter o mesmo cabelo da Farrah Fawcet. Em 2000, Drew Barrymore adquiriu os direitos da série e inciou uma adaptação para os cinemas. As atrizes Cameron Diaz e Lucy Liu juntaram-se a Drew. O sucesso foi tão grande que a Columbia Pictures apostou na sua seqüência e em 2003, trouxe para as telas: “As Panteras – Detonando
8-A Família Adams
Criada pelo cartunista Charles Addams em 1937, a Família Addamstornou-se mundialmente conhecida. Sua divulgação pelo mundo se deu graças às séries de TV e desenhos animados o que serviu de ajuda para suas adaptações no cinema. A série ganhou 3 longas: A Família Addams , A Família Addams 2 e O Retorno da Família Addams. O primeiro foi o mais bem suscedido dos três e arrecadou cerca de cerca de US$ 190 milhões no mundo todo, ao passo que "O Retorno da Família Adams" sequer chegou a ser exibido nos cinemas e foi lançado direto em vídeo.




9-Os SimpsonsDepois de uma série de curtas de trinta segundos produzidos por Matt Groening e James Laurence Brooks para a série "The Tracey Ullman Show", a série estreou em 1989 com um episódio especial de natal, e fez bastante sucesso o que garantiu novos episódios. Homer Simpson, um viciado em cerveja e donuts, que adora ver televisão e dormir representou uma gozação ao idolatrado "american way of life". A 20th Century Fox registrou o domínio simpsonsmovie.com em 22 de abril de 1997, 9 anos antes do filme receber sinal verde do estúdio.O roteiro do filme começou a ser escrito em 2003. Foram 158 versões até chegar ao resultado final.
10-Missão Impossível
Antes de ter Tom Cruise como protagonista, Missão Impossível era idolatrada por diversos fãs de TV. Chegou a ganhar Emmys e até Grammys pela sua trlha sonora. Lucille Ball, estrela de "I Love Lucy" foi a grande responsável pela série. Seu estúdio, Desilu, aprovou a concepção de "Missão Impossível". Em 1996, chegava aos cinemas a primeira parte da trilogia "Missão Impossível". Estrelada e produzida por Tom Cruise, a versão foi dirigida por Brian De Palma e contou com alguns elementos da série clássica: a trilha sonora de Lalo Schifrin, o elemento surpresa e até a presença do personagem Phelps (Jon Voight). A segunda e terceira partes da trilogia chegariam em 2000 e 2006, garantindo o sucesso do primeiro filme.

11-S.W.A.T.
SWAT (Special Weapons and Tactics) era sempre convocada para resolver situações críticas, onde os políciais comuns não tinham meios de enfrentar e vencer seus oponentes. Eram treinados para enfrentar riscos extremos e tinham habilidades que os distinguiam dos outros policias como subir em paredes com cordas e táticas que surpreendiam os criminosos. Apesar do sucesso, o seriado foi cancelado porque a crítica o achava muito violento. Em 2003 ganhou uma nova versão em longa-metragem com o ator Samuel L. Jackson no papel principal. os atores Steve Forrest e Rod Perry, que participaram do elenco na TV, fazem pontas como um motorista de caminhão e o pai de um dos personagens.
12-Miami Vice
A série televisiva “Miami Vice” foi sem dúvida um marco nos anos 80. A série revolucionou a produção da altura, trazendo uma gramática estética e um extremismo de mise en scène nunca vistos antes. Graficamente violento, fortemente ancorado no género do polar e supra sumo visual dos anos 80, a série estreou em 1984 e teve 5 temporadas. O filme, lançado em 2005, eteve como protagonistas Jamie Foxx (Ricardo Tubbs), Colin Farrell (Sonny Crocket). Com um orçamento de US$ 135 milhões.


13-Os Normais
Os Normais contou com Rui e Vani, um casal que se depara com discussões, problemas e situações típicas, como infidelidade e problemas de convivência. Com uma linguangem direta e um humor certas vezes negro, "Os Normais" durou 3 temporadas e logo ganhou sua primeira adpatação para o cinema como um prequel, mostrando com o casalque de normal nada tem, se conheceu. Luiz Fernando Guimarães e Fernanda Torres voltarão a interpretetar Rui e Vani. O casal de Os Normais terá um segundo longa-metragem nos cinemas. O primeiro filme foi um dos grandes sucesso de 2003, com 2,9 milhões de espectadores.


14-Thunderbirds
A série foi criada por Gerry Anderson, utilizando uma técnica de animação de marionetes. Entre 1965 e 1966, foram produzidos 32 episódios da série. No ano de 2065, o multimilionário Jeff Tracy fundou o Resgate Internacional, uma organização secreta com a finalidade de realizar os mais perigosos resgates, em qualquer parte do planeta. A equipe era formada por seus cinco filhos, que pilotavam fantásticos veículos utilizados nas missões: os Thunderbirds 1, 2, 3, 4, e 5. Com orçamento de US$ 57 milhões, a adaptação ao cinema estreou em 2004 e foi considerada um fracasso, foi não chegou nem aos US$ 30 milhões de bilheteria.

15- O fugitivo
A série teve quatro temporadas e contou com 120 episódios no total.Muitos atores famosos participaram em episódios do seriado, como Bruce Der, Dabney Coleman, Diana Hyland, Eileen Heckart, Telly Savalas, Shirley Knight, Robert Duvall, Edward Asner, Michael Constantine, Leslie Nielsen, Pat Hingle, Suzanne Pleshette, Kurt Russell, Ed Begley, Celeste Holm, Diane Baker, Madeleine Sherwood, Kim Darby, Beau Bridgs James Daly e Tom Skerritt. Em 1993 foi realizado o filme The Fugitive, baseado no seriado, e com Harrison Ford no papel de Dr. Kimball e Tommy Lee Jones no papel de detetive Gerard. Acusado e condenado injustamente por assassinar a sua esposa, o médico Richard Kimble (Harrison Ford) consegue escapar após um acidente com o ônibus da prisão. Agora fará de tudo para tentar descobrir o porquê e quem assassinou sua esposa. Porém, atrás dele está o detetive Samuel Gerard (Tommy Lee) que fará de tudo para colocá-lo novamente atrás das grades.


Fonte: pesquisa baseada em: cinemania e Cinemateca Veja.

3 comentários:

Rodrigo Azevedo disse...

TV e Cinema não dão liga!

E quando isso acontece, filmes horripilantes entram em cartaz.

Da lista só gosto de OS NORMAIS.

E olhe lá!

Miriam disse...

Rodrigo, concordo com você, mas O fugitivo eu gostei muito.

Miriam disse...

Rodrigo, concordo com você, mas O fugitivo eu gostei muito.