segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Saneamento Básico


Gostaria de comentar aqui sobre o filme "Saneamento Básico", de Jorge Furtado, que assisti esta semana. Achei-o muito educativo (sem deixar que se perceba esta intenção) a forma como foi desenvolvida a trama, com o aspecto ecológico no centro, totalmente inovador.

Nem percebemos que neste filme cabe estudos didáticos das disciplinas de Língua Portuguesa, Ecologia, Cinema, crítica social e política. Outro aspecto inovador mostrado é o fato do filme ser ambientado no Rio Grande do Sul e não aborda pobreza nem violência( como é de praxe).

Faz vários questionamento a respeito de como o povo pode e deve resolver seus problemas ambientais e sociais, sem precisar do político. É um filme leve, divertido. Uma dica imperdível para os cinéfilos. Parece-me que não houve grande divulgação, pois chegou até mim por indicação de estudantes universitários e de faculdades diversas, não da minha região.

ELENCO
Fernanda Torres
Wagner Moura
Camila Pitanga
Bruno Garcia
Lázaro Ramos
Paulo José


Um comentário:

Rodrigo Azevedo disse...

Saneamento Basico foi um sopro de criatividade em nosso cinema. Jorge Furtado sabe o que faz. Dá gosto assistir seus filmes.

Beijos.