quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Uns Braços, de Machado de Assis


Hoje faço questão de postar um trabalho que realizei na sala de aula do segundo ano “B”, do Colégio Estadual Unidade Polo, onde eu trabalho com Língua Portuguesa. Trabalhei o conto “Uns Braços”, de Machado de Assis. Depois do conto lido, analisado e debatido algumas especificidades da obra com a turma, pedi-lhes como atividade, uma resenha. E aqui está a resenha do aluno Geovani Scoassabi. Ao ler fiquei admirada com a visão crítica que ele demonstrou. Leiam e comprovem:

Um dos contos mais originais e incompletos do Realismo de Machado de Assis:”Uns Braços”. Nele Ignácio, um jovem de 15 anos, do interior que tinha ido morar na capital para estudar, apaixona-se sorrateiramente por D. Severina, uma senhora com o dobro de sua idade, casada com o solicitador Borges. A viagem pelo tempo dos acontecimentos que o autor apresenta em seus contos, facilita a leitura e a compreensão da história. O menino que de menino não tem nada, apaixona-se lúdica e eroticamente por uma imagem de sua anfitriã, através da visão dos braços nus de D.Severina. Quando menos se espera em um sonho, pensando em sua amada idealizada, Ignácio recebe um beijo de D. Severina, premeditado e recriminado por ela, que logo após o incidente proposital, despacha o rapaz de volta a sua origem, provavelmente com um sentimento de culpa e remorso. Hoje, acredito que o autor teria descrito com mais erotismo, mas o manteria incompleto como é a característica do autor. O caso de um jovem apaixonar-se por uma mulher mais velha é comum, influenciado por vários motivos, quer sejam eles: dinheiro ou popularidade. E acredito que em poucos casos, por amor.

5 comentários:

Pedro Henrique disse...

Eu demorei para gostar (leia-se compreender) da escrita do Machado de Assis. Hoje em dia, porém, tenho ele como o meu predileto da nossa literatura.

Abraço, Miriam!

Anônimo disse...

Por favor!
Preciso saber o nome dos personagens principais e as caracteristicas dessa obra...
Alguém poderia me ajudar??

matheus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
matheus disse...

Você está de parabéns por descrever um livro em tão poucas linha, fazendo-o entender completamente. Era desse pequeno resumo que precisava para o meu trabalho.

Anônimo disse...

Agradeço muito a este resumo,me ajudou muito em um trabalho de portugues que a minha professora me pediu.Vou realiza-lo com sucesso depois dessa grande ajuda,e quem sabe assim eu espire outros alunos para que ajudem outros que nem conheçamos.