sábado, 22 de março de 2008

VIGIAR E PUNIR


Vale a pena ler este livro, porque esta obra apresenta a temática da responsabilidade social ao crime e o que a história mostra desde os séculos passados.
O livro é dividido em quatro partes: SUPLÍCIO, PUNIÇÃO, DISCIPLINA e PRISÃO. Já inicia com um relato de punição com suplício que eu não consegui ler até o final pelas descrições serem muito detalhistas e fortes, deixando-nos perplexos.Faz refletir sobre o que pensarão no futuro diante de nossas atuais prisões. Claro que se compararmos com a Idade Média já evoluímos muito, mas ainda há muita insalubridade, celas aglomeradas e a reabilitação quase impossível.

Eis um trecho do livro para sua reflexão:

" O interrogatório é um meio perigoso de chegar ao conhecimento da verdade, por isso os juízes não devem recorrer a ela sem refletir. Nada é mais equívoco. Há culpados que têm firmeza suficiente para esconder um crime verdadeiro ...; e outros, inocentes, a quem a força dos tormentos (tortura) fez confessar crimes de que não eram culpados".

FOUCAULT, Michel. VIGIAR E PUNIR. Petrópolis, Vozes, 31ª. edição.
Este livro encontra-se na Biblioteca do Professor nos colégios públicos do Paraná.

2 comentários:

Rodrigo Fernandes disse...

um acoisa que quero muito é ler mais... sinto muita falta de ler bons livros... tanto que me instruam, me ensinem, como tbm me emocionem.. enfim...
leitura é fascinante, vc viaja para lugares distantes, se emociona... pelo jeito esse parece ser interessante.. sempre me questionei se ficaria calmo numa abordagem qualquer da polícia, numa rotina.. toda aquela pressão, os tais tormentos podem fazer mesmo você confessar algo que não tenha cometido, ou até mesmo esconder algo importante.. é algo polêmico, ams em certos casos necessário.
beijos

Victor Nogueira disse...

Olá :-)
Por acaso vim aqui ter poque verifiquei que postara uma ligação para um post dum dos meus blogs. Gostei deste seu blog, e só não prometo voltar porque a blogosfera tem sítios muito interessantes e há mais vida para além do ser internauta.
Um bom trabalho e se quiser apareça e colabore no Ao Sabor do Olhar, mesmo que seja fora dos Convívios.
Abraço
Victor Manuel