terça-feira, 25 de março de 2008

Literatura: Dez passos rumo ao desprestígio


Tendências do ano que se encerrou fortalecem impressão de que o mundo literário está perdendo sua representatividade. É o que o Alcir Pécora defende em seu artigo, publicado em dezembro de 2007 no jornal"O Estado de São Paulo".
Ao ler o artigo pensei: que bom existir alguém que consegue enxergar claramente e transpor seu pensamento a todos nós que por vezes pecamos em nome da divulgação literária. Um artigo que deve ser lido por todo profissional que trabalha com o campo literário e também àqueles que usam o "Cyberespaço" para divulgar suas idéias.

Um comentário:

Rodrigo Fernandes disse...

Por um lado a internet e o tal cyberspaço contribui com a literatura, por outro ele acaba nos privando de vícios. Acho que a internet favoreceu a literatura, através de abrir um espaço novo para debates e o aprofundamento de conhecimentos (tanto que os eu blog, Mirian é um exemplo positivo desse avanço) por outro lado, os já constantes erros linguisticos que os jovens possuem se proliferam e se sustentam de uma forma desordenada e incrivelmente avassaladora - erros que ganham novos vícios com os populares Msn, orkuts da vida, onde o fato de você ter que digitar com rapidez e agilidade criam palavras e expressões errôneas ou até memso erros grotescos... o problema maior é que tais falhas não se limitam no uso da internet ou nos 'chats' da rede, mas estão no dia-a-dia de jovens e até adultos, é só você parar um pouco e perceber o quanto a sociedade está falando cada vez mais errado e o pior, em muitos casos tendo a consciência do erro e persistindo no mesmo.
Isso tudo, acho eu, acaba refletindo na "cultura" que é transmitida aos jovens - atualmente, a referência de literatura para muitos da minha idade são as histórias de uma ex-prostituta colocadas em um livro - não é pelo fato de ser uma ex-prostituta quem o escreveu (até porque a roteirista vencedora do Oscar deste ano era uma ex-stripper) mas sim pelo "conteúdo" que estamos consumindo...
Quando que alguém lá em Brasília vai se 'tocar' que a educação é um dos itens mais importantes para que seja um 'pingo' de esperança em vêrmos um país melhor?

Mirian, obrigado por ter acessado os meus outros blogs... vou estar sempre os atualizando e informando no meu pricnipal sobre cinema - na verdade foi uma forma de eu organizar e separar os temas que escrevo...
beijos