terça-feira, 18 de novembro de 2008

Os mais famosos compositores do cinema


Fiz uma pesquisa para que você veja os vídeos dos melhores compositores de trilhas sonoras da história do cinema. Alguns dos maiores compositores de nossa época e suas incríveis contribuições para o prazer dos espectadores.Não gostaria de fazer classificações, porque acho que nenhum é melhor que o outro. Todos são muito bons no que fizeram e ainda são muito ouvidos e admirados.


Miklós Rózsa

Miklós Rózsa (ou Miklos Rozsa - 1907-1995) foi um compositor húngaro. Em 1949, Miklos foi contratado pela Metro-Goldwyn-Mayer para ser um dos compositores daquele estúdio. Rozsa ainda realizou outras trilhas sonoras para Metro, como "Todos os Irmãos eram Valentes"(1953), "O Veleiro Da Aventura"(1951), "Ivanhoé"(1953), "Os Cavaleiros da Távola Redonda"(1954), e "Tributo a um Homem Mau"(1958). Recebeu 17 indicações para o Oscar, tendo recebido em sua carreira apenas três: "Quando fala o Coração"/Spellbound(1945), A Double Life(1947), e "Ben-Hur"(1959). Ainda compôs as trilhas de mais dois épicos espetaculares: "Rei dos Reis"/ King of Kings (1961), ainda para a Metro, e El Cid (filme), para a Allied Artist, firmando o compositor húngaro como um mestre definitivo do gênero épico.


Thomas Newman:
Trechos de músicas compostas por ele para os filmes “The War” (1994), “Fried Green Tomatoes” (1991), “American Beauty” (1999), “Little Children” (2006), “The Good German” (2006), “Little Women” (1994), “The Shawshank Redemption” (1994), “Finding Nemo” (2003), “Cinderella Man” (2005), “Lemony Snicket’s A Series of Unfortunate Events” (2004), “Road to Perdition” (2002), “The Green Mile” (1999), “The Horse Whisperer” (1998), “Jarhead” (2005), “Pay It Forward” (2000) and “Oscar and Lucinda” (1997).
Também são dignas de nota suas composições para “Desperately Seeking Susan” (1985), “The Player” (1992), “Scent of a Woman” (1992), “Unstrung Heroes” (1995), “The People vs. Larry Flynt” (1996), “Phenomenon” (1996), “Meet Joe Black (1998) and “Erin Brockovich” (2000).





Elmer Bernstein
Trechos de músicas compostas por ele para os filmes “The Great Escape” (1963), “To Kill a Mockingbird” (1962), “The Magnificent Seven” (1960), “Far from Heaven” (2002), “Ghostbusters” (1984) and “The Age of Innocence” (1993).Também são dignas de nota suas composições para “The Man With the Golden Arm” (1955), “The Rat Race” (1960), “Summer and Smoke” (1961), “Walk on the Wild Side” (1962), “Hawaii” (1966), “Return of the Seven” (1966), “Thoroughly Modern Millie” (1967), “True Grit” (1969), “Gold” (1974), “Airplane!” (1980), “Trading Places” (1983), “Legal Eagles” (1986), “My Left Foot: The Story of Christy Brown” (1989), “The Rainmaker” (1997) and “Wild Wild West” (1999).




Max Steiner
Trechos de músicas compostas por ele para os filmes “The Flame and the Arrow” (1950), “She” (1935), “Now, Voyager” (1942), “The FBI Story” (1959), “Casablanca” (1942), “The Caine Mutiny” (1954), “Passage to Marseille” (1944), “King Kong” (1933), “Adventures of Don Juan” (1948), “The Most Dangerous Game” (1932), “Since You Went Away” (1944), “The Charge of the Light Brigade” (1936), “They Died with Their Boots On” (1941) and “Gone With the Wind” (1939). Também são dignas de nota suas composições para “The Gay Divorcee” (1934), “The Lost Patrol” (1934), “The Informer” (1935), “The Garden of Allah” (1936), “Jezebel” (1938), “Dark Victory” (1939), “The Letter” (1940), “Sergeant York” (1941), “The Adventures of Mark Twain” (1944), “Rhapsody in Blue” (1945), “Night and Day” (1946), “Life with Father” (1947), “My Wild Irish Rose” (1947), “Johnny Belinda” (1948), “Beyond the Forest” (1949), “The Jazz Singer” (1952), “The Miracle of Our Lady of Fatima” (1952) and “Battle Cry” (1955).

Maurice Jarre

Tema principal de “Lawrence of Arabia” (1962).
Também são dignas de nota suas composições para “Les Dimanches de Ville d’Avray” (1962), “The Longest Day” (1962), “Doctor Zhivago” (1965), “The Life and Times of Judge Roy Bean” (1972), “The Message” (1976), “A Passage to India” (1984), “Enemy Mine” (1985), “Witness” (1985), “Fatal Attraction” (1987), “No Way Out” (1987), “Gorillas in the Mist: The Story of Dian Fossey” (1988), “Dead Poets Society” (1989) and “Ghost” (1990).

Rodgers & Hammerstein (Richard Rodgers and Oscar Hammerstein II)
Música tema do filme “The Sound of Music” (1965). Também são dignas de nota suas composições para “Oklahoma!” (1955), “Carousel” (1956), “The King and I” (1956).




Nino Rota
“The Godfather Waltz”, do filme “The Godfather” (1972).
Também são dignas de nota suas composições para “War and Peace” (1956), “La Dolce Vita” (1960), “8½” (1963), “Romeo and Juliet” (1968), “Satyricon” (1969), “Roma” (1972), “Amarcord” (1973), “The Godfather: Part II” (1974) and “Il Casanova di Federico Fellini” (1976).


Bernard Herrmann
Trechos de músicas compostas por ele para os filmes “Vertigo” (1958), “The Ghost and Mrs. Muir” (1947), “Citizen Kane” (1941), “North by Northwest” (1959), “Journey to the Center of the Earth” (1959), “The Day the Earth Stood Still” (1951), “Psycho” (1960), “The Three Worlds of Gulliver” (1960), “Taxi Driver” (1976), “Anna and the King of Siam” (1946), “Marnie” (1964), “Sisters” (1973), “Garden of Evil” (1954), “Hangover Square” (1945), “The Trouble with Harry” (1955) and “The Seventh Voyage of Sinbad” (1958).Também são dignas de nota suas composições para “The Devil and Daniel Webster” (1941), “The Snows of Kilimanjaro” (1952), “The Man Who Knew Too Much” (1956), “Twisted Nerve” (1968) and “Obsession” (1976).

Ennio Morricone
Um punhado de Dólares, Por uns dólares a mais a Mais, Três Homens em Conflito e Era Uma Vez No Oeste, num Western Surrealista.


John Williams
Trechos de músicas compostas por ele para os filmes “Jaws” (1975), “Star Wars Episode IV: A New Hope” (1977), “Superman” (1978), “Raiders of the Lost Ark” (1981), “E.T. the Extra-Terrestrial” (1982), “Home Alone” (1990), “Hook” (1991), “Jurassic Park” (1993), “Schindler’s List” (1993), “Saving Private Ryan” (1998), “Harry Potter and the Sorcerer’s Stone” (2001) and “Catch Me If You Can” (2002). Também são dignas de nota suas composições para “Valley of the Dolls” (1967), “Goodbye, Mr. Chips” (1969), “The Reivers” (1969), “Fiddler on the Roof” (1971), “Images” (1972), “The Poseidon Adventure” (1972), “Cinderella Liberty” (1973), “Tom Sawyer” (1973), “The Towering Inferno” (1974), “Close Encounters of the Third Kind” (1977), “Star Wars: Episode V - The Empire Strikes Back” (1980), “Yes, Giorgio” (1982), “Star Wars: Episode VI - Return of the Jedi” (1983), “Indiana Jones and the Temple of Doom” (1984), “The River” (1984), “Empire of the Sun” (1987), “The Witches of Eastwick” (1987), “The Accidental Tourist” (1988), “Born on the Fourth of July” (1989), “Indiana Jones and the Last Crusade” (1989), “JFK” (1991), “Nixon” (1995), “Sabrina” (1995), “Sleepers” (1996), “Amistad” (1997), “Angela’s Ashes” (1999), “The Patriot” (2000), “Artificial Intelligence: AI” (2001), “Harry Potter and the Prisoner of Azkaban” (2004), “Memoirs of a Geisha” (2005) and “Munich” (2005).

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O Pequeno Príncipe

É bom reler bons livros e lembrar das lições que aprendemos com eles. Hoje, por causa de uma frase colocada no MSN de alguém muito especial, fui levada à uma viagem no tempo. Leia o trecho do livro, bem no momento em que o pequeno príncipe encontra a raposa e irá entender a beleza destas palavras:
"_ Que quer dizer cativar?
_É algo quase sempre esquecido, significa criar laços... criar laços? É, se tu me cativas teremos necessidade um do outro, serás para mim único no mundo. Se tu me cativas minha vida será como cheia de sol...os teus passos me chamarão para fora da toca, como se fosse música... A GENTE SÓ CONHECE BEM AS COISAS QUE CATIVOU...
- Que é preciso fazer?
- É preciso ser paciente. Cada dia te sentarás um pouco mais perto...E assim, se tu vens às 4 da tarde, desde às 3 começarei a ser feliz, as 4, então, estarei inquieta e agitada, descobrirei o preço da felicidade...Eis o meu segredo, só se vê bem com o coração: o essencial é invisível aos olhos... Foi o tempo que perdeste com "as tuas rosas" que as fizeram tão importantes...os homens esqueceram essa verdade, mas tu não a deves esquecer, tu te tornas ETERNAMENTE responsável por aquilo que cativas..."
Em segundo lugar, me dei conta de que o trecho pertencia ao livro O Pequeno Príncipe, parte do diálogo entre o Príncipe e a raposa e resolvi lê-lo novamente.
Achei a obra completa aqui . É curtinho, mas cheio de lições preciosas que precisam ser entendidas nas entrelinhas do texto, que parece ser pra crianças, mas não é. Cada personagem tem algo a nos ensinar, então vou compartilhar aqui.

O Pequeno Príncipe
“Quando a gente acaba a toalete da manhã, começa a fazer com cuidado a toalete do planeta.”
Perplexo com as contradições dos adultos, o pequeno príncipe simboliza a esperança, o amor e a força inocente da infância que habita o nosso inconsciente.
Extraordinário e misterioso, ele vive em um planeta muito pequeno. Lá, um dia, apareceu uma flor.


O Piloto
“As pessoas grandes aconselharam-me deixar de lado os desenhos de jibóias abertas ou fechadas.”
Foi desencorajado, aos seis anos, pelos adultos que não reconheceram a sua sensibilidade artística e a sua capacidade de ver além das aparências. Mas anos depois, longe de todos, desenha a sua própria história.O piloto é a prova de que nunca é tarde para irmos atrás dos nossos sonhos.


A Rosa“É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas”....
Ela começou a crescer, parecia vir do nada.
Ficou horas se arrumando e ajeitando suas pétalas...
E é linda!
Mas também orgulhosa, caprichosa e contraditória.O pequeno príncipe apaixona-se e vive para atender aos seus caprichos:
um lanchinho, o para-vento, uma redoma.
Mas ela nunca está satisfeita e o nosso herói decide partir
Embora pareça contraditória, entre caprichos e sabedoria, a rosa é extremamente feminina e sedutora.
Por isso, cativa o coração do principezinho. O Rei
"É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar"
É o primeiro dos “donos do mundo” que o pequeno príncipe encontra nas galáxias. O rei pensa que tudo e todos são seus súditos e tem necessidade de controlá-los. Mas, com sabedoria, nos ensina que cada um só pode dar aquilo que tem.


O Vaidoso
"Mas o vaidoso não ouviu. Os vaidosos só ouvem elogios."
O vaidoso precisa da admiração de todos para comprovar o seu valor.
Ele nos faz lembrar que precisamos reconhecer nossos próprios talentos e capacidades, e não depender de elogios dos outros para nos auto-afirmar.



O Bêbado “– Por que é que bebes?
– Para esquecer.
– Esquecer o quê?
– Esquecer que eu tenho vergonha.
– Vergonha de quê?
– Vergonha de beber!”
O bêbado tenta escapar da realidade por meio do álcool, mas não consegue escapar da vergonha de ser como é. O seu desabafo é um alerta contra todos os vícios.

O Homem de negócios
"– E de que te serve possuir as estrelas?– Serve-me para ser rico. –E para que te serve ser rico?– Para comprar outras estrelas, se alguém achar. Esse aí, disse o principezinho para si mesmo, raciocina um pouco como o bêbado."
O homem de negócios está tão ocupado contando o que acumulou que não pode desfrutar da vida. O pequeno príncipe nos faz ver que isso também é um vício.É preciso valorizar quem você é, e não o que você tem.


O Acendedor de Lampiões

"Aí é que está o drama! O planeta de ano em ano gira mais depressa, e o regulamento não muda!"
Um bom homem cumpre o seu dever. Mas como ele mesmo diz, " É possível ser fiel e preguiçoso..."O universo está em constante evolução. O homem, as crenças e as relações humanas também. Mas o acendedor de lampiões não tem o bom senso de questionar as ordens e trabalha sem parar, mesmo sabendo que não vai chegar a lugar algum.

O Geógrafo
"É muito raro um oceano secar, é raro uma montanha se mover...."
O geógrafo sabe toda a teoria, mas não aplica seus conhecimentos. Nunca sai da sua mesa para explorar as descobertas. Como um bom burocrata, declara que isso é trabalho de outra pessoa.É ele quem recomenda ao pequeno príncipe que visite o planeta Terra. E deixa o principezinho abalado quando lhe conta que sua flor é efêmera...
A Jibóia
"‘Por que é que um chapéu faria medo? ’[...] Desenhei então o interior da jibóia, para que as pessoas grandes pudessem compreender. Elas têm sempre necessidade de explicações."
A jibóia desenhada pelo piloto quando criança é o ícone que nos ensina a ver além das aparências.
O astrônomo turco "Mas ninguém lhe dera crédito por causa das roupas que usava. As pessoas grandes são assim."Os adultos, especialmente os sofisticados materialistas, julgam pelas aparências. Por isso, o astrônomo turco é desprezado pela comunidade científica até aparecer em elegantes roupas ocidentais

A Raposa:

“Tu te tornas eternamente responsávelpor aquilo que cativas.”
A sábia raposa ensina o pequeno príncipe a compartilhar. E explica-lhe que, apesar de existirem milhares de flores parecidas, a dele é única, e foi o tempo que ele dedicou a ela que a fez tão importante.
Cativar quer dizer conquistar e requer responsabilidade. Responsabilidade por um amor, por um amigo, pelo talento que possuímos e pelo que conquistamos em nossa carreira profissional e pessoal.
Seja responsável pelas suas conquistas. Valorize-se. Cuide do que você cativou.

A Serpente
"Mas sou mais poderosa do que o dedo de um rei.”
Embora fale sempre por enigmas, é o personagem mais franco de toda a história.Ela respeita o que é puro e verdadeiro.

O Carneiro e a caixa "Desenha um carneiro para mim, por favor.” “Era assim mesmo que eu queria!”.
Nada pode corresponder ao poder da nossa imaginação. Ela supera o conhecimento, pois não tem limites, e nos impulsiona para novas descobertas.
”Quando o mistério é muito impressionante, a gente não ousa desobedecer.”

No livro, a raposa ensina ao Pequeno Príncipe a importante lição de
que as coisas só ganham sentido quando se conhece a amizade. O Pequeno Príncipe compreende que apesar de o mundo ter milhares de rosas, a rosa de seu planeta era única, pois somente ela era mantenedora de seu amor, de seu afeto.
É estranho conceber que o processo de individuação não esteja ligado única e exclusivamente ao próprio sujeito que busca este estágio, mas tornar-se individuo só é possível quando existe o outro. Não é possível ser único, se não for para alguém.
Voltando à lição da raposa, ela diz: “o essencial é invisível aos olhos”. A individualidade se faz nas pequenas coisas, nos detalhes que muitas vezes são esquecidos. É através do afeto direcionado ao objeto que faz com que ele se torne diferente dos demais objetos. Um jeito de sorrir, um pequeno defeito, ou mesmo uma mania apaixonante são os reais responsáveis por que o sujeito possa ser, então, considerado único. Do contrário, sem estes atestados de afeto tão simples e quase imperceptíveis, todo o resto seria desperdiçado e o indivíduo não passaria de mais um entre muitos.
Como diz o Pequeno Príncipe, “o que torna belo o deserto é que ele esconde um poço em algum lugar”. Quando ganhamos um presente, ele carrega o sorriso de quem o deu, a expectativa no desembrulhar. Se fosse somente o presente em si, este não seria nada além de uma casca.
Poucos são os capazes de desfrutar destes pequenos detalhes, a maioria acaba acreditando que estas cascas são o conteúdo que buscam. Nunca encontrarão felicidade, viverão nessa eterna busca que não chega a lugar algum. Mas sobre isso, prefiro que o próprio Pequeno Príncipe dê seu conselho:

“_ Os homens de teu planeta cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim... e não encontram o que procuram...”
“_ E, no entanto, o que eles procuram poderia ser encontrado numa só rosa, ou num poço de água.”
“_ Mas os olhos são cegos. É preciso ver com o coração...”
Um fugaz ato, gesto ou palavra, podem alterar por completo o nosso destino e de todos os que nos rodeiam... para o bem ou para o mal.
Assistam o diálogo entre a raposa e o Pequeno Príncipe:


quarta-feira, 12 de novembro de 2008

ISTO AQUI O QUE É - IMAGENS DO BRASIL

Vista noturna da catedral de Londrina
Recebi um e-mail com esta música de Caetano Veloso e com estas imagens das noites lindas do Brasil. Gostei demais.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Desforrado


Bem feito! Quem mandou me ler? Agora
vai ter que me engolir com casca e tudo!
E mesmo quando, em parte, me desnudo,
quem prova sente nojo e cospe fora.

"Bem feito!" (é o que se diz ao cego) "Chora!"
Eu choro, mas em vez dum pranto mudo
converto o desabafo em verso agudo,
tão grave quanto um frade que não cora.

Sem papas, meus buracos escancaro
e os olhos dos leitores esbugalho
ao verem que a derrota vendo caro.

E a quem acha bulhufas o que valho
das tralhas mais baratas sou avaro
de modo a indecifrar-lhe meu trabalho.

Glauco Mattoso


Nesse poema, o ponto-central da análise é a transgressão poética. Basta notar que o soneto surge como uma espécie de vingança, uma vez que “Desforrado” significa vingado, recompensado. É, portanto, numa atitude metalingüística que Glauco Mattoso trata aqui a questão do fazer poético, onde por meio da própria poesia, ele explica o modo e o motivo pelo qual escreve o soneto. Verificamos inicialmente que o sujeito narrativo, marcado em primeira pessoa, deixa claro não estar disposto a querer entrar em conjunção com os valores tomados pelo sujeito enunciatário – realizado no discurso pela figura de um leitor avesso aos temas não-convencionais. Há, portanto, um conflito de valores. O eu-poético toma o leitor como responsável, por colocar o seu fazer poético à margem da literatura dita canônica. Isso, pelo fato de julgar transgressiva figura do poeta, razão pela qual ele o “cospe” fora. Em contrapartida, no plano de conteúdo, observa-se uma marginalidade que quer se impor. Existe, portanto, uma relação de transgressão (plano de conteúdo) e integração (plano da expressão) que permeia toda a poesia. Nesse aspecto, verificamos uma relação intertextual, na medida em que o soneto sempre foi empregado pela tradição literária para abordar temas elevados e nobres, justificando, assim, o eu-poético neste caso, a lançar mão de uma forma clássica, para tentar adentrar no âmbito do cânone. Porém, tratando de temas considerados marginais e cotidianos

domingo, 9 de novembro de 2008

Barack Obama : Sim, nós podemos!

Canção inspirada pela campanha presidencial do Senador Barack Obama, 2008 e especialmente voltado aos povos que vieram antes dele, como Martin Luther King e o presidente Abraham Lincoln. O vídeo da música inclui excertos do discurso de Obama e aparecem diversas celebridades como: Scarlett Johansson, Herbie Hancock, Kate Walsh, Kareem Abdul Jabbar, Adam Rodriquez, Kelly Hu e Adam Rodriquez. O discurso falava sobre fazer uma mudança na América e essa mudança só seria possível se o povo votasse nele.
Vídeo emocionante, inspirado pela mensagem de esperança de Barack Obama. Sim, nós podemos!


Veja as lindas fotos da campanha presidencial de Obama.
site oficial de Obama:OBAMA BIDEN

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Projeto PDE

Professora Márcia, o Intérprete Anderson e a turma do terceiro "A".
Professora Miriam( eu), Diretora do Colégio Unidade Polo ( professora Vilma) e o intérprete ( professor Anderson).

Estamos encerrando este ano os projetos de intervenção que as professoras Márcia Cristina de Souza Fajardo e Miriam Fajardo, desenvolveram no Colégio Estadual Unidade Polo – Ensino Fundamental e Médio. O trabalho da professora Márcia foi selecionado pelo MEC, por indicação do núcleo de Apucarana, como um dos projetos que se destacaram. Por isso, a TV Paulo Freire estará no colégio, no dia 18 de novembro, para filmar e entrevistar os alunos e pessoas envolvidas no projeto. Segundo a professora Márcia, o seu trabalho foi voltado para a valorização do Letramento Digital como prática Social na Língua Inglesa do ensino médio da rede pública. A principal finalidade é o de fornecer-lhes suporte teórico-metodológico para a realização de leituras em Letramento Midiático com tema evaluating media messagef, com objetivo de tornar o aluno crítico quanto às mensagens que a mídia veicula, utilizando para isto recursos tecnológicos como: o laboratório de Informática, um ambiente AVA e a televisão pen drive na implementação da proposta de intervenção. Através de questionários aplicados aos alunos foi possível notar a boa recepção que o hipertexto como fonte de leitura e pesquisa teve com estes alunos principalmente com os deficientes auditivos. O trabalho é voltado para a utilização do hipertexto unido a atividade webquest como ferramentas de informação e integração das tecnologias no currículo para tornar a aprendizagem da Língua Inglesa mais significativa e levar o educando a construção do conhecimento. A missão dessas professoras foi intervir onde a escola demonstrasse problemas. Segundo a professora Miriam Fajardo, o maior problema em Língua Portuguesa da rede pública é a compreensão textual, em função disto seu projeto foi voltado para a viabilidade das teorias Semiótica e da Perspectiva Rizomática em análises de textos literários. Sendo a maior preocupação do seu projeto a preparação do professor formador de leitores, portanto, com imediata repercussão na atuação docente no ensino médio. Os resultados sugerem que as metodologias utilizadas foram positivas em relação ao objetivo “leitor competente”. Sendo o objetivo geral, observar, analisar e propor caminhos alternativos para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Tal reflexão considera, essencialmente, os novos rumos propostos pelas DCES da SEED para o ensino da Literatura de Língua Portuguesa por meio de temáticas aliadas ao texto e contexto, bem como as relações da tríade: autor/texto/leitor.
As professoras também registraram seus trabalhos na internet, explicaram que adotaram um sistema multimídia no qual os blog e WIKIS, foram as "matrizes" de suas pesquisas para que alunos e professores possam acessá-los. Os endereços são:
http://ptmiriamfajardo.pbwiki.com/
http://ptmarciafajardo.pbwiki.com/
http://fajardo.wetpaint.com/?t=anon
http://miriamfajardo.blogspot.com/
http://profmi.wordpress.com/
Segundo a diretora Vilma Teresa Sanches, o importante é que não se faz educação distante do aluno ou estando em um território que não seja seu. “É preciso construir um espaço onde possa existir um livre intercâmbio de idéias e pareceres, onde não haja dono único, mas que a responsabilidade e o desejo de manter esse espaço sejam das duas partes. É preciso ter confiança e respeito mútuos”
Concluindo a professora Márcia disse que para um projeto ter sucesso é necessário:Planejar, definir e acompanhar todas as atividades ao longo de sua execução.
Ao longo dos próximos dois meses os professores PDE de 2007, encerrarão suas atividades com um artigo que resumirá todos os trabalhos desenvolvidos nestes últimos dois anos.
Esta notícia foi veiculada no dia 07/11/2008. Reportagem completa pode ser lida no link abaixo:


terça-feira, 4 de novembro de 2008

Blog de Maquiagem

Queridas alunas ! A vida não é só estudar, ler , ouvir música, mas também se produzir com bom gosto e classe. Por isso, vou apresentar-lhes um site muito legal sobre maquiagem . A dona dessa página teve esta brilhante idéia há apenas 1 ano e já está fazendo o maior sucesso na Inglaterra. Esta sendo convidada para dar entrevistas nos maiores canais de televisão para explicar como funciona o blog. É simples, ela faz a maquiagem diante da Web , bem detalhadamente, explicando todos os pormenores, depois dá o nome de cada produto utilizado. Vale a pena ver.
Se quiser conhecer a página dela é só acessar o seu blog:



Veja um dos vídeos, onde ela ensina os truques de maquiagem dos olhos:


sábado, 1 de novembro de 2008

As 10 frases mais famosas do cinema


Foi feito uma pesquisa em um site inglês entre os internautas elegendo algumas frases famosas do cinema. Gostei das escolhas, mas sempre fica fora aquela que marca a vida da gente. Claro, que se essa pesquisa fosse feita aqui apareceriam algumas do nosso cinema nacional, como em O Auto da Compadecida: __ Não sei, só sei que foi assim, dito por Chicó. Ou em Cidade de Deus algumas pérolas, que nem é bom comentar aqui. Também em Tropa de Elite, há algumas que marcaram, mas todas no viés da violência, por isso prefiro não citar as frases nacionais. Sei que é complicado fazer uma lista destas porque cada um tem uma lista própria. Mas este é o ponto legal neste tipo de post, pois todos têm como dizer sua opinião nos comentários podendo melhorar muito este post.

10- Bem, ninguém é perfeito (Quanto Mais Quente Melhor).

9-Elementar, meu caro Watson (As Aventuras de Sherlock Holmes).

8-"Toda a minha vida passou diante dos meus olhos. Foi muito chato" (galinha de A fuga das galinhas).

7-"Shrek, se você vir um túnel fique longe da luz!" (Burro, Shrek).

6-"Eu amo o cheiro de napalm pela manhã". (Apocalipse Now)

5-"Hasta la vista, baby!" - (Exterminador do futuro).

4-"Meu Nome é Bond, James Bond” (James Bond, Contra o satânico Dr. No).

3-ET Telefone Minha casa. (ET)

2-Toque, Sam. Toque "As time goes by". (Casa Blanca).

1-"Francamente, minha querida, não estou nem aí". ( Rhett Butler para Scarlett O'Hara (Vivian Leigh ) em E oVento Levou.
E se você quiser ver a lista completa das 100 frases escolhidas pelo site inglês, é só clicar no link abaixo:

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Vincent


O primeiro trabalho em stop-motion de Tim Burton. Conta a história de Vincent Malloy, um garoto de 7 anos que quer ser como Vincent Price. A narração é do próprio Price. Legendas em português. Vale a pena ver.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Há uma literatura negra brasileira e, se houver, o que a caracteriza?



O negro está fora da Ordem

Em nós, até a cor é um defeito.
Um imperdoável mal de nascença,
o estigma de um crime.
Mas nossos críticos se esquecem
que essa cor é a origem da riqueza
de milhares de ladrões que nos
insultam; que essa cor convencional
da escravidão tão semelhante
à da terra abriga sob a superfície
escura, vulcões, onde arde
o fogo sagrado da liberdade.

Luiz Gama
Quando o assunto a ser trabalhado é literatura-afro, surge necessariamente uma questão que muitos professores não questionam, mas deveriam pensar no assunto. É possível constatar que há escritores negros ou descendentes que têm sua literatura consagrada como “brasileira”, e não filiada à etnia A ou B. O fato de serem etnicamente negros os coloca dentro da classificação sugerida pela lei 10.639? Ou se não enunciam como escritores negros, isso os exclui?
É de consenso geral considerar Machado de Assis, Lima Barreto, Castro Alves, Solano Trindade e outros no mesmo nível como escritores integrantes da cultura dos afro-descendentes brasileiros. A visão estética dos afro-descendentes na maioria das vezes, parte de um enunciador que está “fora” da perspectiva do enunciado. A distorção ou banimento de uma visão artística dos meios oficiais de ensino vai além da mera adequação ou não aos cânones consagrados: é uma imposição da classe dominante. Assim, descortina-se porque há a marginalidade intelectual e material de uma tendência estética que se mostra tão múltipla quanto é apresentada nos textos de Cruz e Souza, Luiz Gama, Solano Trindade, Lima Barreto, e outros ainda desconhecidos do grande público. A vivência não é quesito suficiente para formar uma obra, o artista não se constitui apenas por dada experiência, mas pela capacidade de transformá-la em objeto estético. Daí a especificidade do indivíduo que capta, da vida, elementos para construir um todo organizado e acabado na obra. Deve-se lembrar, por exemplo, que a mesma sociedade que vivenciou Castro Alves também nos deu Luiz Gama. Apenas um é citado na maioria esmagadora dos compêndios sobre história da literatura brasileira. Frisamos que não se trata simplesmente de comparar estilos diferentes, mas de refletir do porquê apenas um foi consagrado como poeta que combatia a escravidão. Ou porque, entre os modernistas, Solano Trindade não é sequer citado. Por isso, a escola tem papel fundamental na difusão da cultura e história do povo brasileiro na sua múltipla formação. A lei 10.639, no mínimo, expõe que a violência de classe existe também no campo das idéias. Fora isso, apresenta para essa geração de estudantes outras experiências estéticas, históricas e políticas dos afro-descentes brasileiros.

Fonte:
BERND, Zilá – “Introdução à Literatura Negra” – Brasiliense, SP, 1988, p. 20)