Vivemos no século da imagem. Selecionei três filmes que permitem, pelo enredo que oferecem, realizar algumas reflexões sobre o contexto sócio-histórico, na perspectiva de desvelar as relações que sustentam o modo de viver da sociedade capitalista. O filme é um recurso didático importante se o seu uso tiver como objetivo principal instrumentalizar o homem para constituir-se sujeito da sua história.
Germinal"
Claude Berri
O filme foi feito a partir da obra de Émile Zola. Claude Berri, quando dirigiu o filme conseguiu passar para a tela a dureza da vida, o sofrimento vivido pelos trabalhadores.
"Germinal" refere-se ao processo de gestação e maturação de movimentos grevistas e de uma atitude mais ofensiva por parte dos trabalhadores das minas de carvão do século XIX na França em relação à exploração de seus patrões; nesse período alguns países passavam a integrar o seleto conjunto de nações industrializadas ao lado da pioneira Inglaterra, entre os quais a França, palco das ações descritas no romance e representadas no filme.
Germinal"
Claude Berri
O filme foi feito a partir da obra de Émile Zola. Claude Berri, quando dirigiu o filme conseguiu passar para a tela a dureza da vida, o sofrimento vivido pelos trabalhadores.
"Germinal" refere-se ao processo de gestação e maturação de movimentos grevistas e de uma atitude mais ofensiva por parte dos trabalhadores das minas de carvão do século XIX na França em relação à exploração de seus patrões; nesse período alguns países passavam a integrar o seleto conjunto de nações industrializadas ao lado da pioneira Inglaterra, entre os quais a França, palco das ações descritas no romance e representadas no filme.
Sugestão para trabalhar com alunos acima da 7ª série.
A fuga das Galinhas
O filme conta a história de um grupo de galinhas que quer fugir do galinheiro, pois acreditam na existência de um mundo melhor para viver. Um mundo no qual não sejam obrigadas a colocar ovos para os donos da fazenda. Um galo vem de fora e passa a ensinar algumas coisas para que elas consigam voar e sair dali.
O filme permite uma discussão interessante sobre a organização coletiva e sobre a idéia de que outra sociedade é possível.
A fuga das Galinhas
O filme conta a história de um grupo de galinhas que quer fugir do galinheiro, pois acreditam na existência de um mundo melhor para viver. Um mundo no qual não sejam obrigadas a colocar ovos para os donos da fazenda. Um galo vem de fora e passa a ensinar algumas coisas para que elas consigam voar e sair dali.
O filme permite uma discussão interessante sobre a organização coletiva e sobre a idéia de que outra sociedade é possível.
5a. série.
Senhor das Moscas, de Peter Brook
Baseado no livro de William Golding. Teria qualquer outro realizador sem ser Peter Brook sido capaz de expor o coração das trevas por trás da face de cada homem, mesmo sendo este homem não mais do que um rapaz aparentemente inocente? Mais de cinquenta anos depois, "O Senhor das Moscas" encontra ainda perturbantes ecos na atualidade e não terá certamente sido ignorado pelos criadores da série Lost que já deixaram no ar várias referências.
Ótimo filme para se trabalhar a violência.
8a. série ou ensino médio.
Um comentário:
ótimas dicas... que bom, se masi professores usassem os filmes e percebessem o quanto podem ser utéis em sala de aula se forem usados de forma correta.
Não conhecia o "Germinal" vou procura-lo, achei interessante a temática... osoutros dois são perfeitos, cada um com sua temática...
o interessante de 'fuga das galinha' é que ele faz referencia (de forma bem indireta) aos campos nazistas, é uma espécie de crítica a respeito do tema - soube disso atraves de um amigo que é cinefilo e viu vários elementos da hsitória com a ficção das galinhas... é um filme fantastico...
beijos
Postar um comentário