sábado, 20 de junho de 2009

Projeto: Filme Romeu e Julieta

Estou finalizando um projeto no 1º ano, do ensino médio, com o filme " Romeu e Julieta" e a repercussão foi tão boa, que resolvi postar alguns procedimentos que usei que foram positivos. Claro que pode ser alterado de acordo com o objetivo do professor.
Problematização:
Como a literatura nos ajuda a entender melhor a nós mesmos?

Quais são os temas e assuntos em Romeu e Julieta que são relevantes hoje em dia?

Trabalhando temas em shakesperae:
Antes de começar de passar o filme comente sobre os problemas sociais graves que a nossa sociedade enfrenta. Os estudantes devem considerar estes problemas sociais, sem saber que elas têm alguma relação com Romeu e Julieta. Eles farão a classificação em ordem de gravidade, e a número 1 será a mais grave.
Enganar alguém intencionalmente
Mentir para os pais
Matar alguém por revanche
Aconselhar a alguém para se casar por dinheiro
Odiar a alguém por associação (gangue, etnia, família, etc...)
Vender drogas
Matar alguém por equivoco enquanto estiver lutando
Cometer suicídio
Penetrar em uma festa
Casar-se contra a vontade dos pais
Provocar briga
Xingar alguém

Depois que os estudantes fizerem a classificação e tentarem chegar a um consenso sobre a ordem dela, discutir quais assuntos eles pensam que são problemas graves hoje em dia. Depois da discussão, revele que todas estes problemas, aconteceram em Romeu e Julieta. Apresente a problematização.

Por que Shakespeare ainda se manifesta para o público do século XXI?

Para determinar o que os estudantes já sabem sobre Shakespeare e Romeu e Julieta e para ajudá-los a avaliar seu conhecimento prévio. Continue a discussão sobre onde os estudantes percebem a influência de Shakespeare no mundo de hoje. Explique como, neste projeto, eles trabalharão para responder a Questão Essencial, e como aprenderão a apreciar —ou pelo menos entender— a obra mais famosa de Shakespeare, Romeu e Julieta.

Explique brevemente que os estudantes vão trabalhar em um projeto no qual aplicarão os temas e os assuntos da obra para enfocar um problema de hoje e procurar soluções reais. Apresentar informação de conhecimento sobre Shakespeare, sua época e o teatro Elisabetano para que os estudantes possam entender melhor a obra de Shakespeare.

Comece a passar o filme.

Os estudantes também poderão escolher a opção de fazer um diário de acordo com o ponto de vista de um dos personagens. Veja o Juliet’s Blog* para ter um exemplo.

Deixe alguma leitura da obra, como tarefa, mas continue a ler cenas importantes ou difíceis na sala de aula para discutir.

Discuta impressões sobre os personagens principais. Além de sua linguagem “floreada”, as ações dos personagens principais parecem verdadeiras em algum nível?

Discuta o impacto da “primeira” morte de Julieta e o envolvimento de Friar. Pergunte aos estudantes o que significa destino. Faça a pergunta: você acredita no destino? Discuta a idéia de destino, como era entendido na época de Shakespeare. Pergunte em que parte da obra o destino intervém. Discuta uma citação de outra obra que mostre uma visão diferente de destino que admite que o que acontece conosco pode ter mais a ver com nossos próprios fracassos do que com o destino.
Os estudantes discutem suas opiniões sobre o destino em pequenos grupos e dão exemplos de destino em suas próprias vidas ou entre outros exemplos literários ou filmes.
Terminando o Projeto, os estudantes devem classificar a mesma lista de problemas sociais como fizeram no começo, mas como exceção, desta vez a lista identificará os elementos da obra que correspondem à primeira lista.
Friar Laurence enganando a todo mundo com a “morte” de Julieta
Julieta mentindo para seus pais
Romeu matando Tybalt
Enfermeira aconselhando Julieta a se casar com Paris
Contenda entre Capuletos e Montechios
Farmacêutico vendendo veneno
Tybalt matando Mercutio
Romeu e Julieta matando-se
Romeu penetrando na festa dos Capuletos
Romeu e Julieta casando-se contra a vontade dos pais
Tybalt lutando com Romeu
Lorde Capuleto xingando Julieta
Discuta situações do dia-a-dia que eles veem que são parecidas aos problemas da lista.
Discuta o final do projeto detalhadamente para que os estudantes apliquem os temas e assuntos da obra a vida moderna e trabalhem em soluções para velhos problemas.

Diga aos estudantes que eles apresentarão suas descobertas e soluções a um público apropriado e criarão produtos apropriados para complementar sua mensagem, como uma apresentação de multimídia.
Alguns exemplos para escolher:
Comunicando melhor com os pais—para um público adolescente .
Comunicando melhor com os adolescentes— para um público de pais.
Lidando com a pressão dos colegas.
Manejando os hormônios da raiva dos adolescentes—“como dizer não” ou “Namorando no novo milênio"
Tomando boas decisões
Prevenindo o suicídio— para um público adolescente (amigos que podem ter tendência suicida)
Prevenindo o suicídio —para um público adulto (pais, professores e outros membros da comunidade)
Combatendo os crimes de ódio
Erradicar intimidações
Lidando com a raiva
Prevenindo a violência na escola
Prevenindo a violência na comunidade
Produção de Texto
Diário colocando-se em 1ª pessoa ( Julieta ou Romeu)

Fonte: Baseado em Intel Education