Este ano estou com uma turma bem diferente. A turma pertence ao ensino de jovens e adultos do ensino fundamental. São doze alunos em diferentes faixas etárias, com vários objetivos, mas a maioria com grande interesse em conseguir recuperar o tempo perdido. Ao observar a turma, percebi que sua expectativa quanto ao ensino de Língua Portuguesa era muito preocupante. Muitos achavam que não iriam conseguir ir até o final do curso. Principalmente quando comentei sobre as atividades de produção de textos. Para sanar essa preocupação resolvi investigar suas preferências literárias. O que já tinham lido, os filmes que haviam assistido os gêneros preferidos. Após esta análise pude verificar que as histórias ficcionais eram as que mais despertavam seus interesses, como também os temas de amor, justificadas pela própria idade. Alguns também demonstraram interesse por relacionamentos em geral, por isso decidi apresentar-lhes a obra “O Pequeno Príncipe”, em uma edição de colecionador. Após mostrar-lhes o livro e algumas passagens famosas, comecei a exibição do filme. No final desta etapa distribui as questões a serem trabalhadas em equipes conforme as séries.
As questões são as seguintes:
Séries iniciais:
a) Pesquise em sites de temas literários,todos personagens da obra e suas metáforas, isto o significado de cada personagem.
Séries finais:
a) Escolha 10 frases marcantes da obra e explique o que o autor quis dizer literalmente.
Na sequência, pedi que os alunos fossem ao laboratório de informática para fazerem as pesquisas na internet afim de que confrontem a opinião dos blogueiros com as suas. A partir dessas atividades pude perceber que o grau de interesse pela obra aumentou, percebendo o valor estético da obra e se identificando com ela.