Este ano estou com uma turma bem diferente. A turma pertence ao ensino de jovens e adultos do ensino fundamental. São doze alunos em diferentes faixas etárias, com vários objetivos, mas a maioria com grande interesse em conseguir recuperar o tempo perdido. Ao observar a turma, percebi que sua expectativa quanto ao ensino de Língua Portuguesa era muito preocupante. Muitos achavam que não iriam conseguir ir até o final do curso. Principalmente quando comentei sobre as atividades de produção de textos. Para sanar essa preocupação resolvi investigar suas preferências literárias. O que já tinham lido, os filmes que haviam assistido os gêneros preferidos. Após esta análise pude verificar que as histórias ficcionais eram as que mais despertavam seus interesses, como também os temas de amor, justificadas pela própria idade. Alguns também demonstraram interesse por relacionamentos em geral, por isso decidi apresentar-lhes a obra “O Pequeno Príncipe”, em uma edição de colecionador. Após mostrar-lhes o livro e algumas passagens famosas, comecei a exibição do filme. No final desta etapa distribui as questões a serem trabalhadas em equipes conforme as séries.
As questões são as seguintes:
Séries iniciais:
a) Pesquise em sites de temas literários,todos personagens da obra e suas metáforas, isto o significado de cada personagem.
Séries finais:
a) Escolha 10 frases marcantes da obra e explique o que o autor quis dizer literalmente.
Na sequência, pedi que os alunos fossem ao laboratório de informática para fazerem as pesquisas na internet afim de que confrontem a opinião dos blogueiros com as suas. A partir dessas atividades pude perceber que o grau de interesse pela obra aumentou, percebendo o valor estético da obra e se identificando com ela.
6 comentários:
Gostei do blog. Bravo!
Abraços,
O Falcão Maltês
Adorei o blog, muito bom saber que tem professores que amam o que fazem e possuem uma sensilibidade incrivel.
Parabéns !
oiii
tmbm trabalhei com meus alunos o conto Pequeno principe, só que em espanhol "El Principito"
fizemos uma leitura intertextual com a campanha da fraternidade... eles montaram maquetes e trabalhou com a questão ambiental no planeta terra... nossa eles fizeram uma leitura e tanto... foi muito legal
as imagens do planeta e a seca, um oasis...foi muito lindo
oiii
tmbm trabalhei com meus alunos o conto Pequeno principe, só que em espanhol "El Principito"
fizemos uma leitura intertextual com a campanha da fraternidade... eles montaram maquetes e trabalhou com a questão ambiental no planeta terra... nossa eles fizeram uma leitura e tanto... foi muito legal
as imagens do planeta e a seca, um oasis...foi muito lindo
Olá, belíssimo texto. Parabéns.
Eu agora estou em um projeto de blog-book online chamado “Illegitimate” e está indo muito bem ate agora. Estou apenas no sexto capítulo e com ótimas críticas. De uma olhadinha quando tiver um tempo. Te vejo por lá.
http://pagesoferasedtext.blogspot.com/
Muito bom encontrar uma professora apaixonada pelo que faz!
Parabéns!
Postar um comentário